Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Em continuação: Apophthegmata Patrum - Paterika





O Apophthegmata Patrum (lit. Provérbios dos Pais )  ( Latim : Apophthegmata Patrum Aegyptiorum Grego : ἀποφθέγματα τῶν ἁγίων γερόντων, ἀποφθέγματα τῶν πατέρων, τὸ γεροντικόν )  é o nome dado a várias coleções popularmente conhecidas como de Provérbios dos Padres . os Padres do Deserto , consistindo de histórias e ditos atribuídos aos Padres do Deserto e Mães do Deserto de aproximadamente o século V dC. 
As coleções consistem em histórias de sabedoria que descrevem as práticas e experiências espirituais dos primeiros eremitas cristãos que vivem no deserto do Egito, eles são tipicamente na forma de uma conversa entre um monge mais jovem e seu pai espiritual, ou como um conselho dado aos visitantes. Começando como uma tradição oral na língua copta , eles foram escritos mais tarde como texto grego, as histórias eram extremamente populares entre os primeiros monges cristãos e apareciam em várias formas e coleções. 
Os ditos originais foram passados ​​de monge a monge, embora em sua versão atual simplesmente descrevam as histórias na forma de "Abba X disse ...." Os primeiros Padres do Deserto e Mães do Deserto também receberam muitos visitantes procurando aconselhamento, tipicamente por perguntando "Dê-me uma palavra, abba " ou "Fale uma palavra, amma , como posso ser salvo?" Algumas das declarações são respostas para aqueles que buscam orientação. 
Muitos notáveis ​​Padres do Deserto são mencionados nas coleções, incluindo Antônio, o Grande , Abba Arsenius , Abba Poemen , Abba Macarius do Egito e Abba Moses the Black .  Os ditos também incluem os de três ammas diferentes , ou Mães do Deserto, mais notavelmente Syncletica de Alexandria .  Provérbios dos Padres do Deserto influenciaram muitos teólogos notáveis, incluindo São Jerônimo e Santo Agostinho . 
Historia do texto
Os Padres do Deserto falavam copta , uma língua relacionada com o antigo egípcio, os ditos foram originalmente transmitidos oralmente nessa língua. O mais antigo registro escrito dos ditos parece ser do final do século 4 dC. Duas versões do século V, a Collectio Monastica , escrita em Ethiopic , e a Asceticon of Abba Isaiah , escrita em grego, mostram como a tradição oral se tornou a coleção escrita.
Pelágio e João, o Diácono, fizeram as primeiras traduções dos ditos em latim. Martin de Braga também traduziu alguns dos ditos para o latim, seguido por uma tradução mais extensa de Pascásio de Dumium em aproximadamente 555 dC.  Esse trabalho pode conter apenas um quinto do texto grego original;  no período 867-872, Santo Metódio de Tessalônica traduziu o texto para o eslavo eclesiástico antigo , do qual o original foi perdido no século XIV, mas várias dezenas de exemplares do Патерікъsobreviveram.  No século 17, o jesuíta holandês Heribert Rosweydecompilou e traduziu todas as fontes disponíveis sobre os Padres do Deserto e as publicou em latim como o patrum Vitae .
Helen Waddell traduziu uma seleção de elementos do Vitae Patrum para o inglês no início do século XX.  A primeira tradução completa do "apothegmata" para o inglês é a de Benedicta Ward (1975). 
Exemplos
Abba Theophilus, o arcebispo, veio a Scetis um dia. Os irmãos que estavam reunidos disseram ao Abba Pambo: "Diga alguma coisa ao arcebispo para que ele seja edificado". O velho disse-lhes: 'Se ele não é edificado pelo meu silêncio, ele não será edificado pelo meu discurso'. 
Abbot Pastor disse: Se um homem fez algo errado e não nega, mas diz: Eu errei, não o repreenda, porque você quebrará a resolução de sua alma. E se você disser a ele: Não fique triste, irmão, mas observe-o no futuro, você o incita a mudar sua vida. 
Um eremita viu alguém rindo e disse-lhe: "Temos que prestar contas de toda a nossa vida diante do céu e da terra, e você pode rir?" 
Trechos do Apophthegmata Patrum
Compuntio
1. Um homem idoso disse: "O monge deve comprar sua quietude sendo desprezado sempre que a oportunidade se apresenta: e pelo trabalho corporal".
2. Um velho homem disse: "Se fosse possível, no tempo da vinda de Cristo após a ressurreição, que as almas dos homens morressem de medo, o mundo inteiro morreria de terror e confusão. Que visão, ver a céus abertos e Deus revelado com raiva e ira, e inumeráveis ​​exércitos de anjos e, ao mesmo tempo, toda a humanidade. Portanto, devemos viver como tendo que prestar contas a Deus de nosso modo de vida todos os dias ”.
3. Um irmão perguntou a um homem velho: "Como posso ser salvo?" Este último tirou o hábito, cingiu os lombos e ergueu as mãos para o céu dizendo: "O monge também deve ser: desnudado de todas as coisas deste mundo e crucificado. No combate, o atleta luta com os punhos, em seus pensamentos. , o monge fica de pé, os braços estendidos em forma de cruz para o céu, chamando a Deus, o atleta fica nu ao lutar em uma luta, o monge fica nu e despojado de todas as coisas, ungido com óleo e ensinado pelo seu mestre como lutar. Então Deus leva à vitória ".
4. Syncletica da memória sagrada disse: "Sore é o trabalho e luta dos injustos quando eles se voltam para Deus, e depois é a alegria inefável. Pois, como com aqueles que acendessem um fogo, primeiro eles são cercados de fumaça, e de a dor da fumaça eles choram, e assim eles chegam ao que eles desejavam. Mesmo assim está escrito: "Nosso Deus é um fogo consumidor": e precisamos que acendamos o fogo divino em nós com dores de parto e lágrimas.
5. Um homem idoso viu alguém rindo e disse-lhe: "Na presença do céu e da terra devemos dar conta de toda a nossa vida a Deus; e eu vou
rir?"
Autocontrole
1. Um discípulo disse de seu abba que por vinte anos ele nunca se deitou de lado, mas dormiu sentado no banco em que trabalhava. Ele comia lá a cada segundo ou a cada quarto ou quinto dia durante vinte anos, e enquanto comia, estendeu uma das mãos em oração e comeu com a outra. Quando eu disse a ele: "Do que se trata? Por que você faz isso, abba?" ele responde: "Eu ponho o julgamento de Deus diante de meus olhos, e não posso suportar isso".
2. Um homem idoso praticou a ascese de não beber por quarenta dias, e se por acaso estava quente, ele lavou o jarro, encheu-o com água e o pendurou na frente dele. Questionado por um irmão sobre o motivo de ele ter feito isso, ele respondeu: "É para que minha sede me cause mais dor, para que eu possa receber maior recompensa de Deus".
Humildade
1. Um homem idoso disse: "Toda vez que um pensamento de superioridade ou vaidade te move, examine sua consciência para ver se você guardou todos os mandamentos, se você ama seus inimigos e se aflige por seus pecados, se você se considera um servo não-lucrativo e o maior pecador de todos. Mesmo assim, não finja grandes idéias como se estivesse perfeitamente certo, pois esse pensamento destrói tudo. "
2. Um famoso anacoreta veio aconselhar-se sobre coisas importantes com o abade Pastor, mas o velho virou a cabeça, e o anacoreta foi embora aflito. Seu discípulo perguntou ao pastor por que ele havia se recusado a falar com um homem tão grande e de tal reputação em seu próprio país, e o velho disse que seu visitante podia falar de coisas celestiais, mas que ele próprio era da terra. "Se ele tivesse falado comigo das paixões da alma, eu poderia ter respondido a ele; mas das coisas do espírito sou ignorante." E o anacoreta, ouvindo-o, fez buscas de coração e voltou ao ancião e disse: "O que farei, meu pai, porque as paixões da alma têm domínio sobre mim?" E eles conversaram por um longo tempo, e o anacoreta disse: "Na verdade, este é o caminho do amor".
3. Um velho homem disse: "Em todas as provações, não culpe os outros, mas somente a si mesmo, dizendo:" É por causa dos meus pecados que isso aconteceu. "
4. Um irmão perguntou a um velho: "Qual é a obra de quem vive exilado?" O velho disse: "Eu costumava conhecer um irmão que vivia no exílio e depois ia à igreja. Por acaso havia um agape e o irmão sentou-se para comer com o outro irmão, e alguns entre eles disseram, “Agora quem convidou este homem?” Então eles disseram a ele: “Levante-se e vá embora”, e ele se levantou e foi embora. Alguns dos outros ficaram tristes com isso e foram chamá-lo. Depois, perguntaram a ele: "O que estava no seu coração quando você foi expulso e depois levado de volta?" Ele disse: "Eu tinha certeza de que no meu coração eu era como um cachorro. Quando é levado embora e quando é chamado, vem ".
5. Um homem idoso disse: "Se você disser a alguém: 'Perdoe-me' em humilhar-se, você está queimando os demônios".
6. Um irmão questionou um homem velho: "Diga-me algo que eu possa fazer, para que eu possa viver por ele", e o velho disse: "Se você pode suportar ser desprezado, isso é uma grande coisa, mais do que todas as outras virtudes ".
7. Os velhos costumavam dizer: "Quando não experimentamos a guerra, devemos tanto mais nos humilhar. Pois Deus, vendo a nossa fraqueza, nos protege; quando nos glorificamos, ele retira sua proteção e nos perdemos "
8. Um irmão perguntou a um homem idoso: "Se eu estou vivendo com alguns irmãos e vejo algo contrário ao que é certo, você quer que eu diga isso?" O velho disse: "Se houver pessoas mais velhas do que você ou com a mesma idade que você, fique em silêncio e você terá paz, pois, ao fazer isso, você se torna inferior aos outros e fica livre dos cuidados. " O irmão disse-lhe: "O que farei, pai, porque os espíritos me perturbam?" O velho disse-lhe: "Se você sofre, conte aos irmãos dela apenas com humildade, e se eles não ouvirem, deixe sua dor diante de Deus e Ele mesmo lhe dará paz. Pois lançar-se diante de Deus significa isto: desistir da própria vontade. Tenha cuidado para que sua preocupação esteja de acordo com Deus. Como eu vejo, é melhor ficar em silêncio, já que isso é humildade ".
9. O abade Mathois disse: "Quanto mais próximo um homem se aproxima de Deus, maior é o pecador que ele se vê. Pois o profeta Isaías viu a Deus e disse que era impuro e desfeito."
Discretio
1. Um velho homem foi perguntado: "Como posso encontrar Deus?" Ele disse: "Em jejum, assistindo (isto é, vigílias) em trabalhos, em devoção e acima de tudo em discernimento. Eu lhes digo, muitos feriram seus corpos sem discernimento e foram embora de nós, tendo alcançado nada. Nossas bocas cheiram mal através do jejum, nós conhecemos as Escrituras de cor, nós recitamos todos os Salmos de Davi, mas não temos aquilo que Deus procura: caridade e humildade ”.
2. Um velho homem disse: "A vida do monge é obediência, meditação, não julgar, não caluniar, não reclamar. Na verdade, está escrito:" Tu que ama o Senhor, odeia o mal "(Sl 97: 10) A vida do monge é: não tirar quem é injusto, não olhar para o mal, não interferir em tudo, não ouvir palavras irrelevantes, não roubar, mas dar, não ser ensoberbecido em seu coração; não ter pensado em fornicação, não ser ganancioso, fazer tudo com discernimento. A vida do monge consiste nisso.
3. Um velho homem foi perguntado: "Qual é o caminho reto e estreito?" Ele respondeu: "O caminho reto é este, violentar o pensamento e cortar a própria vontade. É isso que significa". `Eis que deixamos tudo e te seguimos '" (Mc 10,28).
4. Eles disseram do abade Macário que se ele estava fazendo férias com os irmãos, e vinho foi trazido, e ele bebeu por causa dos irmãos, ele estabeleceu este laço sobre si mesmo que por um copo de vinho, ele não beberia água para um dia inteiro. E os irmãos, ansiosos por dar-lhe prazer, lhe traziam vinho. E o velho aceitaria alegremente, para se atormentar depois disso. Mas seu discípulo, sabendo o motivo, disse aos irmãos: "Pelo amor de Deus, não o dê, pois ele traz debaixo de seu corpo com tormentos a partir de então em sua cela." E os irmãos, quando souberam disso, não lhe deram mais vinho.
5. Um dos irmãos perguntou ao abade Isidoro, um homem idoso em Scete, dizendo: "Por que os demônios te temem tão poderosamente?" E o velho lhe disse: "Desde que me tornei monge, esforcei-me para não sofrer raiva ao montar até a garganta".
6. Contra o [pensamento de luxúria], outro velho disse: "Seja como ele que passa pelo mercado em frente a uma estalagem e respira o cheiro de cozinhar e assar. Se ele gosta, ele vai para dentro para comer um pouco de Se não, ele apenas inala o cheiro de passagem e segue seu caminho. É o mesmo para você: evite o mau cheiro. Acorde e ore, dizendo: 'Filho de Deus, me ajude'. Faça isso por outras tentações também, pois não temos que erradicar as paixões, mas resistir a elas. Como outro abba disse: "A paixão vive, mas é amarrada".
7. O abade Daniel costumava dizer: "Assim como o corpo floresce, o mesmo acontece com a alma; e quando o corpo está seco, a alma põe as folhas para fora".
Obediência
1. Um irmão que viveu no mundo teve três filhos. Ele retirou-se para um mosteiro deixando-os na cidade. Depois de passar três anos no mosteiro, seus pensamentos começaram a lembrá-lo de seus filhos, e ele ficou muito desconfortável com eles. Agora ele não havia dito ao abba que ele tinha filhos. O aba, vendo-o deprimido, disse-lhe: "Qual é o problema, por que você está deprimido?" Ele disse ao abba que ele tinha três filhos na cidade e queria levá-los ao mosteiro. O abba ordenou que ele fizesse isso. Indo para a cidade, ele encontrou os dois primeiros mortos e tomou de volta o outro. Ele chegou ao mosteiro e procurando o abba, ele o encontrou na padaria. Ao vê-lo, o abba cumprimentou-o e, pegando a criança nos braços, cobriu-o de beijos, dizendo ao pai da criança: "Você o ama?" O outro disse que ele fez. "Você o ama muito?" Ele respondeu: "Sim". Ouvindo isso, o abba disse: "Leve-o e jogue-o na fornalha para que o queime". então o pai pegou seu próprio filho e o jogou na fornalha, que imediatamente se tornou como orvalho, cheio de frescor. Através deste ato ele recebeu glória como o patriarca Abraão.
2. Um velho homem foi perguntado: "Qual é o caminho reto e estreito?" Ele respondeu: "O caminho reto é este, violentar os próprios pensamentos e cortar a própria vontade. É isso que significa: 'Eis que deixamos tudo e Te seguimos'" (Mc 10,28).
Estabilitas
1. Alguém perguntou a um homem velho: "Por que sofro de acídia quando estou sentado na minha cela?" E ele respondeu: "Porque você não vê claramente a quietude a ser esperada, ou a punição que virá. Pois se você os visse claramente, alguém seria capaz de encher sua cela com vermes até que eles chegassem ao seu pescoço". e você suportaria isso sem acídia."
2. Um irmão perguntou a um homem velho: "O que farei, pai, pois não estou agindo como um monge, mas como, bebo e durmo sem cuidado, e tenho maus pensamentos e estou em grande apuros, passando de um trabalho para outro e de um pensamento para outro? " O velho disse: "Sente-se em sua cela e faça o pouco que puder sem ser perturbado. Pois acho que o pouco que você não pode fazer é de igual valor aos grandes feitos que Abba Anthony realizou na montanha, e acredito que permanecendo sentado em sua cela para o nome de Deus, e guardando sua consciência, você também encontrará o lugar onde Abba Antão está ".
3. O abade Macário, o ancião, costumava dizer aos irmãos em Scete: "Quando a missa acabar na igreja, fuja, meus irmãos". E um dos irmãos lhe disse: "Pai, para onde podemos nos refugiar ainda mais?" E ele colocou seu dedo em sua boca dizendo: "Isto é o que eu gostaria que você fugisse." E assim ele entrava em sua cela e fechava a porta, sentando-se sozinho.
4. Um irmão que estava sobrecarregado com a tentação de deixar o mosteiro informou seu abba, que lhe disse: "Vá, e sente-se em sua cela e entregue seu corpo em penhor às paredes da cela, e não saia Deixe sua imaginação pensar o que quiser, só não deixe seu corpo sair da cela ".
5. Um homem idoso disse: "A cela do monge é como a fornalha da Babilônia, onde as três crianças encontraram o Filho de Deus, e é como a coluna de nuvem onde Deus falou com Moisés."
6. Um certo irmão veio ao abade Moisés em Scete procurando uma palavra dele. E o velho disse-lhe: Vai sentar-te na tua cela, e a tua cela te ensinará todas as coisas.
 
7. O abade Allois disse: "A menos que um homem diga em seu coração: só eu e Deus estamos neste mundo, ele não ficará quieto." 
Caritas
1. Um homem idoso disse: "Quando alguém lhe pede algo, mesmo que você faça violência a si mesmo ao dar a ele, seu pensamento deve ter prazer no presente de acordo com o que está escrito," Se alguém lhe pedir para ir uma milha, vá duas milhas com ele! "Isto é para dizer, se alguém perguntar algo de você, dê a ele com toda a alma e espírito."
2. Um asceta, tendo encontrado alguém possuído pelo diabo e incapaz de jejuar, e sendo (como está escrito) movido pelo amor de Deus, e buscando não o seu próprio bem mas o bem do outro, orou para que o diabo pudesse passar para dentro de si e que o outro pode ser libertado. Deus ouviu sua oração. O asceta, subjugado pelo diabo, deu-se com insistência redobrada ao jejum, oração e ascesis. Por fim, por causa de sua caridade, Deus expulsou o demônio dele depois de alguns dias.
3. António disse: Que com o nosso próximo há vida e morte: pois se fizermos bem ao nosso irmão, faremos bem a Deus: mas se escandalizarmos o nosso irmão, pecamos contra Cristo.
4. E o homem idoso foi perguntado por um certo soldado se Deus recebeu um homem penitente. E depois de o encorajar com muitas palavras, disse-lhe finalmente: "Diga-me, amado, se a tua capa estivesse rasgada, tu a jogaria fora?" Ele disse: "Não, mas eu vou consertar e usar." O velho disse-lhe: "Se tu poupasses a tua veste, Deus não terá misericórdia da sua própria imagem?"
5. Disseram do abade Macário, o mais velho, que, assim como Deus protege todo o mundo e carrega os pecados dos homens, assim ele era para os irmãos como poderia ser um Deus terreno, pois ele encobriu suas faltas, e o que coisas que ele viu ou ouviu, era como se ele não visse e não ouvisse.
 
6.  A brother asked an old man, saying, "What thing is there so good that I may do it and live?"  And the old man said, "God alone knoweth what is good:  yet I have heard that one of the Fathers questioned the great abbot Nistero, who was friend to abbot Antony, and said, `What good work shall I do?'  And Antony  answered, `All works are not equal.  The Scripture saith that Abraham was hospitable, and God was with him.  And Elias loved quiet, and God was with him.  And David was humble, and God was with him.  What therefore thou findest that they soul desireth in following God, that do, and keep thy heart.'"
 


"Onde há vontade, há um Caminho"

terça-feira, 29 de maio de 2018

A RECOMPENSA PROMETIDA




Os discípulos não se contentaram de seguir Jesus na gratuidade, uma vez que lhe apresentaram a questão da recompensa por tê-lo seguido. Pensando bem, eles tinham razão. Para seguir Jesus, tiveram de romper com os laços familiares, abandonar as atividades profissionais, deixar para trás suas propriedades e pôr-se à disposição do Mestre. Era justo desejar saber, de antemão, o que receberiam em troca.
Jesus não descarta a questão, mas responde de maneira enigmática. O discípulo, já nesta vida, receberá o cêntuplo de quanto renunciou e, no futuro, a vida eterna. Esta resposta deve ser interpretada não a partir de uma visão puramente materialista e, sim, a partir das nova relações propiciadas pela opção do discípulo. O Reino estabelece vínculos consistentes de comunhão entre seus membros, formando uma grande família onde todos se sentem irmãos, irmãos, mães, pais, filhos e filhas. Ninguém se apega a seus bens a ponto de se tornar insensível à carência dos outros. A solidariedade é um imperativo do Reino. Por conseguinte, a ruptura exigida pelo Reino não deveria deixar o discípulo na insegurança.
A recompensa terrena prometida por Jesus chega em meio a perseguições e dificuldades. O discípulo, neste caso, dá-se conta de que o cêntuplo terreno ainda não é o bem definitivo a ser almejado. O Pai lhe reserva a vida eterna.

Oração
Fazei, ó Deus, que os acontecimentos deste mundo decorram na paz que desejais e vossa Igreja voz possa servir alegre e tranquila. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
 
"Onde há vontade, há um Caminho"

Deixar tudo para lhe seguir




Santa Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
«Não Há Amor Maior»

As riquezas, quer sejam materiais ou espirituais, podem asfixiar-nos se não fizermos delas uma utilização adequada. Porque nem o próprio Deus consegue colocar coisa alguma num coração que já está cheio. Mais cedo ou mais tarde, inevitavelmente, reaparece o apetite pelo dinheiro e a avidez por tudo o que o dinheiro pode proporcionar – a procura do supérfluo, do luxo na comida, no vestuário e no entretenimento. As necessidades começam a aumentar, uma coisa atrai a outra. Mas no fim fica-se com um sentimento incontrolável de insatisfação. Permaneçamos tão vazios quanto possível para que Deus possa preencher-nos.

Nosso Senhor é um exemplo vivo disto: logo no primeiro dia da sua existência humana, conheceu uma pobreza que nenhum ser humano alguma vez conhecerá porque, «sendo rico, tornou-Se pobre» (2Cor 8,9). Cristo esvaziou-Se de toda a sua riqueza. É aqui que surge a contradição: se eu quiser ser pobre como Cristo, que Se tornou pobre embora fosse rico, que devo fazer? Seria uma vergonha para nós sermos mais ricos do que Jesus que, por nossa causa, suportou a pobreza.

Na cruz, Cristo foi privado de tudo. A própria cruz fora-Lhe dada por Pilatos; os pregos e a coroa, pelos soldados. Estava nu. Quando morreu, despojaram-no da cruz, retiraram-Lhe os pregos e a coroa. Foi envolto num pedaço de tecido dado por uma alma caridosa e foi enterrado num túmulo que não Lhe pertencia. E isto quando poderia ter morrido como um rei ou mesmo poupar-Se à morte. Mas Ele escolheu a pobreza porque sabia que ela é o verdadeiro meio de possuir Deus e de trazer o seu amor à Terra.
 

"Onde há vontade, há um Caminho"

segunda-feira, 28 de maio de 2018

"Conhecendo a Bíblia Sagrada"




"Conhecendo a Bíblia Sagrada 41. Como ler com proveito a Bíblia? Dedique um tempo diário para estudar e meditar a Bíblia: pode ser pela manhã, logo após acordar; ou, depois do almoço ou da janta; ou antes de dormir; ou, ainda, qualquer outro horário que se adapte ao seu tempo livre. A quantidade de tempo também pode ser livremente estabelecida: 10, 30, 60 minutos ou mais. Quanto mais tempo você tiver, melhor! Porém, divida o tempo total para as duas atividades que devem ser feitas: leitura e estudo. O ideal é dividir na ordem de 1/3 e 2/3, respectivamente. Assim, se você resolver dedicar 15 minutos diários, use 5 minutos para leitura e 10 minutos para o estudo. Após estabelecer o horário que melhor o satisfaça, cumpra-o rigorosamente, não esquecendo nem adiando nenhum dia, mesmo que se sinta cansado. Lembre-se: devemos amar a Deus sobre todas as coisas! Se você não tiver uma Bíblia, adquira uma. Compre, entretanto, em livrarias católicas pois as versões comercializadas por livrarias evangélicas são incompletas quanto ao Antigo Testamento (faltam 7 livros e alguns trechos de Ester e Daniel). Existem Bíblias com uma linguagem mais simples (ex.: "Bíblia Ave Maria") e outras mais técnicas (ex: "Bíblia de Jerusalém"); leve aquela que esteja dentro da sua linguagem e das suas condições. Além disso, compre um caderno e também um comentário bíblico. As editoras católicas disponibilizam diversos comentários, dos mais simples aos mais completos. Folheie-os com calma e encontre um que atenda seus requisitos de linguagem e complexidade. Adquirido o material e chegada a hora do estudo, com a Bíblia nas mãos, inicie com uma oração ao Espírito Santo, pedindo para que o ilumine. Pode ser a seguinte ou uma outra semelhante e espontânea: "Espírito Santo: Tu inspiraste estas palavras. Ilumina a minha mente para que eu possa compreendê-las. Vem, Espírito Santo, ilumina o meu coração e o meu entendimento. Ajuda-me a reconhecer a Verdade eterna que preciso para agradar a Deus. Amém." Selecione a leitura. Há várias formas de se fazer isto... Você pode seguir a sugestão da Igreja e ler as leituras selecionadas para o tempo litúrgico em que estiver (algumas Bíblias trazem essa seleção de textos em apêndice no final do volume; caso sua Bíblia não possua essa indicação, imprima as páginas das Leituras Dominicas e Semanais que disponibilizamos neste Site) ou ler a Bíblia na forma sequencial, a partir do primeiro livro (neste caso, particularmente sugiro que se inicie pelo Novo Testamento - por ser mais dinâmico - para só depois se passar para o Antigo Testamento). Leia com atenção - sem pressa e meditativamente - cada versículo. Não se incomode de precisar voltar a ler alguma passagem não muito clara. Releia todo o texto mais uma ou duas vezes, pois sempre acabamos percebendo algo que deixamos escapar na leitura anterior... Identifique-se com os personagens em cada cena. Se estiver lendo os Evangelhos, coloque-se no lugar do sofredor Lázaro, no lugar de Mateus convidando Jesus para uma refeição... Considere tudo o que Jesus fala como diretamente dirigido a você. Ao ler as epístolas, além da voz do Apóstolo e do Espírito Santo, reconheça a voz da Igreja, exortando-o a aumentar e amadurecer a fé. Termine a leitura também com uma oração ao Espírito Santo, como, por exemplo: "Fala, Senhor: teu servo está te ouvindo. Aqui estou, Senhor!", ou "Senhor: aqui estamos, Tu e eu, juntos agora. Fala-me, pois eu te escuto!". Faça, então, um breve silêncio. Inicie o estudo lendo com calma e atenção o comentário sobre o texto lido. Leia também todas as notas de rodapé existentes na sua Bíblia: elas são importantes principalmente para os pontos mais obscuros. Prossiga o estudo tomando nota das passagens que mais o tocam. Neste ponto, sugiro que se utilize o método do pe. Jonas Abib, dividindo as citações em cinco pontos: Promessas: é tudo aquilo que Deus promete àqueles que cumprem (ouvem e praticam) a Sua Palavra. São promessas em que podemos seguramente confiar. Ex.: "Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou no meio deles" (Mt 18,20); v.tb.: Jo 1,12; Lc 11,13; Ef 6,8. Ordens: são os mandamentos que devemos obedecer durante a nossa vida, onde demonstramos a nossa fidelidade a Deus. Ex.: "Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado" (Jo 13,34); v.tb.: Mt 5,37; Mc 16,15; Lc 6,27-28. Princípios Eternos: são as leis que regem o Reino de Deus e não devem ser confundidos com as ordens. São os segredos do funcionamento do Reino. Ex.: "Para os puros, todas as coisas são puras. Para os corruptos e descrentes, nada é puro; até sua mente e consciência são corrompidas" (Tt 1,15); v.tb.: Lc 6,36; 18,14; 1Tm 6,7. Mensagem de Deus para Hoje: certamente Deus tem uma mensagem para você. Faça de maneira pessoal, com suas próprias palavras. Como Aplicar a Leitura na Vida: é a parte mais pessoal e mais concreta. Anote e coloque em prática tudo o que descobrir. É a maneira decisiva para mudar o comportamento (ser e agir) e o relacionamento com Deus. Para terminar o estudo, releia o comentário bíblico e as suas anotações. Observe, então, a incrível unidade que existe entre eles. Se você quiser - e é altamente recomendado!! - tente relembrar a leitura do dia anterior; se possível, memorize o versículo principal, o núcleo da mensagem. Termine o seu "dever de casa" com uma oração espontânea agradecendo a Deus pelas descobertas do dia e certo de ter aumentado a sua intimidade com Ele. Lembre-se sempre: Não caia no erro de querer ler somente a Bíblia sem a ajuda da Igreja, achando que pode interpretá-la de forma particular. Essa tese é protestante e anti-bíblica. Foi por causa disso que o sectarismo se instalou no mundo cristão, existindo hoje mais de 20.000 denominações - todas elas com mensagens "muito particulares" e distintas umas das outras. Autor: Carlos Martins Nabeto Fonte: Agnus Dei 
 

"Onde há vontade, há um Caminho"

Bom Mestre, que hei de fazer para alcançar a vida eterna?




São Clemente de Alexandria (150-c. 215), teólogo
Homilia «Os ricos podem salvar-se?»
Ignorar a Deus é morrer; pois a vida reside apenas em conhecê-Lo, viver n'Ele, amá-l'O e procurar assemelhar-se a Ele. Se quereis a vida eterna, [...] procurai antes de mais conhecê-l'O, ainda que «ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-l'O» (Mt 11,27). Em Deus, conhecei a grandeza do Redentor e a sua graça inestimável; pois, diz o apóstolo João, «a lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo» (1,17). [...] Se a Lei de Moisés pudesse dar-nos a vida eterna, porque teria o nosso Salvador vindo ao mundo e sofrido por nós, desde o nascimento até à morte, percorrendo toda uma vida humana? Porque se teria este jovem, que tão bem cumpria desde a juventude os mandamentos da Lei, lançado aos pés de Jesus para Lhe pedir a imortalidade?

Este jovem observava a Lei na sua totalidade, e a ela se ligara desde a juventude. [...] Mas percebe bem que, se nada falta à sua virtude, lhe falta contudo a vida. É por isso que vem pedi-la Àquele que pode dar-lha; está seguro de estar em regra com a Lei, mas nem por isso deixa de implorar ao Filho de Deus. [...] As amarras da Lei não o defendem adequadamente das oscilações do navio, pelo que ele deseja abandonar esta navegação perigosa e lançar âncora no porto do Salvador.

Jesus não lhe censura a falta de cumprimento da Lei, mas olha-o com afeto, emocionado com a sua aplicação de bom aluno. Contudo, diz-lhe que é ainda imperfeito [...]: é bom trabalhador da Lei, mas preguiçoso para a vida eterna. A Lei santa é como um pedagogo que orienta para os mandamentos perfeitos de Jesus (Gal 3,24) e para a sua graça. Jesus é «o cumprimento da lei, para justificar todo aquele que crê n'Ele» (Rom 10,4).

"Onde há vontade, há um Caminho"