Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de março de 2018

Ser real com Deus

Muito mais importante do que ser emocional
Quando nos encontramos lutando com a oração, e sentimos que ele se tornou seco e sem vida, nós às vezes somos tentados a parar de rezar. Quando a nossa oração se tornou uma luta, é bom lembrar que Deus sabe as nossas necessidades, e até sabe o que queremos dizer quando não parece saber. Esta é a altura que temos de rezar sem nos preocupar com isso. Quando achamos que não podemos manter nossas mentes focadas nas orações formais da manhã e da noite, como encontrado no nosso livro de oração, é perfeitamente aceitável simplesmente iluminar nosso lampada (lâmpada de óleo pendurado), sentar tranquilamente diante dos nossos ícones, e deixar o silêncio ser A nossa voz.

Deus quer entrar no nosso coração, e requer apenas a nossa permissão e cooperação. Esta relação não requer uma resposta emocional, pois, como todas as relações, nem sempre estamos abertos a uma resposta emocional. Ser real com Deus é muito mais importante do que ser emocional, uma vez que as emoções podem ser artificial e carnal. Como em todas as relações, há momentos em que nos sentimos movidos pelas emoções, mas a falta de tais sentimentos de forma alguma representa uma falta de amor para Deus, porque Deus cuida de nós, e Deus sabe que nós o amamos, mesmo quando o sofrimento Esses tempos secos.

Com amor em Cristo,
Abade tryphon

 

"Onde há vontade, há um Caminho"

quarta-feira, 14 de março de 2018

Sobre Prelest ou Engano Espiritual diálogo de São Inácio Brianchaninov e um monge no deserto




Sobre Prelest


Sua mente foi enganada: provou o fruto proibido por Deus. A fruta parecia bela com um olhar curioso e descuidado; a fruta parecia ser bela pela ignorância, inexperiência, inocência; o conselho malicioso e astuto persuadiu-a a comer; alimentar-se do fruto atingiu aquele que comeu com a morte. A amargura do veneno da comida ainda espuma em sua boca; o seu interior é atormentado pela ação do veneno. A confusão, a perplexidade, a obscuridade, a incredulidade abrangem a sua alma. Esgotado, frustrado pelo pecado, você olha para trás, antes sendo conduzido ao reino de Deus ... (Luke VI, 62. Lam. 1.)

Discípulo. Dê um conceito preciso e detalhado sobre engano espiritual [prelest, delírio, ilusão, delusão espiritual, decepção espiritual - todas essas palavras em português são sinônimas]. O que exatamente é essa condição?

Ancião: Engano espiritual é a lesão da natureza humana pela mentira. O engano espiritual é o estado de todos os homens sem exceção, e foi possível graças à queda de nossos pais originais. Todos nós estamos sujeitos ao engano espiritual. A consciência desse fato é a maior proteção contra ele. Da mesma forma, o maior engano espiritual de todos é considerar-se livre disso. Todos somos enganados, todos iludidos; todos nos encontramos numa condição de mentira; todos nós precisamos ser liberados pela Verdade. A verdade é o nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 8: 32-14: 6). Assimilemos essa Verdade pela fé nela; deixe-nos clamar em oração por esta Verdade, e isso nos tirará do abismo da decepção demoníaca e auto-engano. Cruel é o nosso estado! Essa é a prisão da qual suplicamos que nossas almas sejam libertas para que possamos confessar o nome do Senhor (Salmo 141: 8). Essa é a terra sombria em que nossa vida foi lançada pelo inimigo que nos odeia e nos persegue. Essa é a mente-carnal (Romanos 8: 6) e a falsamente chamada ciência (I Tim. 6:20) com o qual o mundo inteiro está infectado, recusando-se a reconhecer sua doença, insistindo, antes, na floração da saúde. É essa "carne e sangue" que "não pode herdar o Reino de Deus" (I Cor. 15:50). É a morte eterna que é curada e destruída pelo Senhor Jesus, que é "a Ressurreição e Vida" (Jo 11:25). Tal é o nosso estado. E o reconhecimento dele é uma nova razão para lamentar. Com lágrimas, clamamos ao Senhor Jesus para nos tirar desta prisão, para nos tirar das profundezas da terra e para nos arrancar da boca da morte! "Por causa disto, nosso Senhor Jesus Cristo desceu até nós", diz o venerável Simeão, o Novo Teólogo, "porque Ele queria nos resgatar do cativeiro e do pior engano espiritual".

Discípulo: Eu não compreendo suficientemente a sua explicação. Eu preciso de uma explicação mais simples, mais de acordo com o meu entendimento.

Ancião: O meio pelo qual o anjo caído trouxe a ruína à raça humana através da mentira (Gênesis 3:13). Por esta razão, o Senhor chamou o diabo "mentiroso, e o pai da [mentira]... assassino desde o início" (Jo 8:44). Vemos que o Senhor associou intimamente a noção de mentira com a noção de assassinato; pois o último é a conseqüência inevitável da primeira. As palavras "desde o início" indicam que, desde o início, o diabo usou a mentira como uma arma para o assassinato dos homens, para a ruína dos homens.

O princípio do mal está no pensamento falso. A fonte do auto-engano e da decepção demoníaca é o pensamento falso. Por meio da mentira, o diabo infectou a humanidade em sua própria raiz, nossos primeiros pais, com a morte eterna. Pois os nossos primeiros pais foram enganados, ou seja, eles reconheceram a mentira como a verdade, e tendo aceitado a mentira sob a aparência da verdade, eles se feriram incuravelmente com o pecado mortal, como atesta a nossa antepassada Eva, quando disse: "A serpente me enganou e eu comi."(Gn 3:13). Desde então, nossa natureza, infectada com o veneno do mal, voluntariamente ou involuntariamente, inclinou-se para o mal que, para nossa vontade pervertida, razão distorcida e coração corrupto, apresenta-se como bom. Digo voluntariamente porque ainda existe dentro de nós um remanescente da liberdade de escolher entre o bem e o mal. E eu digo involuntariamente porque esse remanescente de liberdade não funciona como uma  liberdade completa, mas sim sob a inevitável influência da ferida do pecado. Tal é o caso de todo ser humano e não poderia ser de outra forma; e por esta razão, todos nós, sem exceção, nos encontramos em um estado de auto-engano e decepção demoníaca. A partir dessa visão do estado do homem em relação ao bem e ao mal, estado que é necessariamente característico de cada ser humano, chegamos à seguinte definição de decepção espiritual que a explica de forma satisfatória: o engano espiritual é a assimilação pelo homem de uma mentira que ele aceita como verdade. O engano espiritual primeiro age segundo o modo de pensar; ao ser aceito e ter pervertido os processos de pensamento, é imediatamente comunicado ao coração cuja sensibilidade distorce; tendo dominado a essência do ser do homem, infiltra em cada uma de suas atividades e envenena o próprio corpo que o Criador uniu indissoluvelmente à alma. O estado de decepção espiritual é o estado de perdição ou morte eterna.

Desde o momento da queda do homem, o diabo tem acesso livre a ele. O diabo tem direito a este acesso, pois, por meio da obediência a ele, o homem voluntariamente se submeteu à sua autoridade e rejeitou a obediência a Deus. No entanto, Deus redimiu o homem. Para o homem redimido, Ele deu a liberdade de se submeter a Deus ou ao diabo; e para que esta liberdade pudesse manifestar-se sem qualquer compulsão, o diabo tem permissão de acesso ao homem. É bastante natural que o diabo faça todos os esforços para manter o homem em sua antiga sujeição, ou ainda para escravizá-lo ainda mais, de forma completa. Para conseguir isso, ele implementa sua arma primordial e costumeira - a mentira. Ele se esforça para nos iludir e nos enganar, contando com nosso estado de auto-engano. Ele estimula nossas paixões, nossas inclinações doentes. Ele investe suas demandas perniciosas com uma aparência atraente e se esforça para nos atrair para satisfazer elas. No entanto, aquele que é fiel à Palavra de Deus não se permitirá fazer isso; ele irá conter as paixões e, assim, repelir os assaltos do inimigo (ver Jas 4: 7); lutando contra seu próprio engano sob a orientação do Evangelho, subjugando suas paixões e, gradualmente, destruindo a influência dos espíritos caídos sobre si mesmo, ele passará, por etapas, do estado de decepção ao reino da verdade e da liberdade (ver Jn 8:32), cuja plenitude será dada através do ofuscamento da graça divina. Aquele que não é fiel ao ensinamento de Cristo, que segue sua própria vontade e conhecimento, se submeterá ao inimigo e passará de um estado de auto-engano para um engano demoníaco, perderá o que resta de sua liberdade e por fim se tornará totalmente escravizado para o diabo. O estado daqueles que são demoníacamente iludidos varia, dependendo da paixão pela qual o indivíduo particular é enganado e escravizado, e correspondendo ao grau em que ele é escravizado por essa paixão. E todos aqueles que caíram em ilusão demoníaca, ou seja, aqueles que, através do desenvolvimento de seu auto-engano, entraram em comunhão com o diabo e foram escravizados por ele, são templos e instrumentos dos demônios, vítimas da morte eterna, da vida nas masmorras do inferno.
Discípulo: Enumere para mim os tipos de engano demoníaco que resultam do exercício impróprio da oração.

Ancião: Todas as formas de engano demoníaco que o atleta de oração é sujeito surgem do fato de que o arrependimento não foi estabelecido como o fundamento da oração, que o arrependimento não foi feito a fonte, a alma, o objetivo da oração. São Gregório Sinaita diz: "Se alguém quiser alcançar estados de oração exaltados com autoconfiança baseada numa concepção do mérito de si mesmo, e não adquiriu o verdadeiro zelo, mas aquele do diabo, o diabo facilmente o enredará em suas armadilhas como seu escravo." Todo aquele que se apressa para o banquete de bodas do Filho de Deus, não com as vestes limpas e radiantes forjadas pelo arrependimento, mas sim com os velhos trapos de pecaminosidade e auto-engano, serão lançados na escuridão exterior, em enganos demoníacos. "Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te." (Apocalipse 3:18,19). Arrependimento e tudo o que o compreende, tal como: contrição ou labuta de espírito, lamentação do coração, lágrimas, auto-reprovação, lembrança e pressentimento da morte, o julgamento de Deus e os tormentos eternos, a consciência da presença de Deus, o temor de Deus - são todos dons de Deus, dons de grande valor, dons básicos e representam a nossa garantia de dons mais elevados e eternos. O último você nunca pode receber a menos que você tenha recebido o primeiro. "Por mais grande que seja a vida que possamos levar", diz São João da Escada, "podemos considerá-la como pútrida e espúria, se não adquirimos um coração contrito" (Escada da Divina Ascensão, VII, 64). O arrependimento, a contrição de espírito e a lamentação são sinais que atestam a correção do feito de nossa oração. A ausência, por outro lado, é um sinal de inclinação para a falsa direção, auto-engano, decepção e esterilidade. Um ou outro, engano ou esterilidade, é a conseqüência inevitável do exercício incorreto da oração, e o exercício incorreto da oração está inextricavelmente ligado ao auto-engano.

O método de oração mais perigoso e mais incorreto é quando aquele que está orando fabrica, pela força de sua imaginação, sonhos ou imagens, emprestando-as ostensivamente das Sagradas Escrituras, mas, na realidade, de sua própria pecaminosidade e auto-engano. Por meio dessas imagens, ele se atrai para a auto-estima, vaidade, presunção e orgulho. É evidente que tudo o que é fabricado pela imaginação de nossa natureza caída e pervertida pela queda da natureza não existe na realidade. Não é senão a fantasia e mentira tão características e amadas de Satanás, o anjo caído. Com o primeiro passo que ele toma no caminho da oração, o sonhador se afasta do reino da verdade e entra no reino da mentira, o reino de Satanás e se submete voluntariamente à influência de Satanás. São Simeão, o Novo Teólogo, descreve a oração do sonhador e seus frutos assim: "Ele levanta os braços, os olhos e a mente para o céu; e ele fantasia em sua mente encontros divinos, bênçãos celestiais, as fileiras dos santos anjos, as moradias dos santos..." em suma, tudo o que ele ouviu nas Escrituras Divinas, ele reúne em sua imaginação. Ele contempla tudo isso durante suas orações e olha para o céu, e estimula sua alma para o desejo e o amor divino, e às vezes ele até derrama lágrimas e chora. Seu coração, portanto, cresce gradualmente mais audaz, sem que ele mesmo esteja consciente disso. Não só isso, mas ele também assume que o que está acontecendo com ele é fruto da graça divina, conferida a ele pelo Senhor para a sua consolação, e ele pede ao Senhor que lhe garanta que possa permanecer em tal atividade espiritual. Isso é um sinal de engano. Esse tipo de pessoa não pode deixar de estar sujeito ao delírio e à insanidade, apesar de observar a perfeita oração de reclusão. E mesmo que ele consiga evitar tal desastre espiritual, ele nunca mais adquire uma mente espiritual, virtude ou estado livre das paixões. Desta forma, aqueles que viram a luz e o brilho com seus olhos físicos, que saboreiam fragrâncias doces com o seu olfato, e ouviram vozes com os ouvidos, foram enganados. Alguns deles se tornaram possuídos por espíritos malignos e vagaram, perturbados, de um lugar para outro; outros aceitaram um demônio que se transformou em um anjo de luz e foi enganado e permaneceu sem corrigir até o fim de suas vidas, recusando o conselho de alguns dos irmãos; ainda outros, instruídos pelo diabo, suicidaram-se; Alguns se lançaram em abismos, outros se enforcaram. Quem pode enumerar os múltiplos enganos do diabo que ele usa para enganar e que são inescrutáveis? Qualquer homem qualificado pode aprender com o que dissemos quanto ao dano decorrente desse tipo de oração. Tais infortúnios ocorrem principalmente com eremitas que levam uma vida solitária, mas é possível que alguns dos que orem incorretamente não caiam em uma das calamidades descritas acima porque vivem em comunidade com os irmãos; todavia, essa pessoa gasta sua vida inteira em vão.

Todos os santos Padres que descreveram a luta da oração mental proibiram não apenas os devaneios arbitrários, mas também o consentimento de nossa vontade e simpatia com os sonhos e as aparições que podem apresentar-se de forma inesperada independentemente da nossa vontade. Isso acontece durante o exercício da oração, particularmente no meio da quietude. "Aceite sob nenhuma circunstância", diz São Gregório do Sinai, "se você perceber qualquer coisa, seja por seus olhos físicos ou sua mente, seja fora ou dentro de si mesmo, mesmo que esse seja o rosto de Cristo, de um anjo ou de algum santo, ou qualquer luz que apareça para você. Seja cuidadoso e cauteloso! Não se permita consentir, não expresse simpatia ou consentimento, não se apresse em confiar em uma aparição, mesmo que se revele genuína e boa. É melhor permanecer frio e distante em direção a ela, constantemente preservando a sua mente sem imagens, livre de quaisquer representações e sem marcas. Aquele que percebe algo em pensamento ou com os sentidos, mesmo que provenha de Deus, e que se apressa em aceitar a aparição, facilmente entra em decepção e, em última instância, revela sua inclinação e capacidade para tal, pois ele aceita as aparências prontamente e sem discriminação. O iniciante deve dirigir toda a sua atenção para a atividade do coração apenas e considerar apenas isso como não-delusivo. Ele não deve realizar nada mais até que tenha alcançado a despaixão [dispassion, apathea]. Deus não se irrita com aquele que, com medo do engano, se protege com extrema cautela e, portanto, não aceita alguma visão enviada por Deus, sem considerar o que foi enviado com todo cuidado. Pelo contrário, tal pessoa será louvada por Deus por seu pensamento claro." Como exemplo, podemos examinar a vida de São Anfilochio. Ele entrou no monaquismo na sua juventude, e em seus anos maduros e já idoso, ele foi considerado digno de levar a vida de eremita no deserto. Confinando-se numa caverna, ele treinou-se em quietude e foi bem sucedido. Depois de quarenta anos de vida solitária, um anjo apareceu a ele uma noite e disse: "Anfilochio! Vá para a cidade e pastoreie a ovelha espiritual!" Anfilochio, no entanto, permaneceu imperturbável e não prestou atenção ao comando do anjo. Na noite seguinte, o anjo novamente apareceu e repetiu seu comando, acrescentando que foi enviado por Deus. E, mais uma vez, Anfilochio não se submeteu ao anjo, temendo que ele fosse enganado e consciente das palavras do Apóstolo, que Satanás pode aparecer até mesmo como um anjo de luz (II Coríntios 11:14). Mas o anjo voltou mais uma vez na terceira noite, glorificando a Deus para assim convencer Anfilochio, pois, como é geralmente sabido, os espíritos rejeitados não podem suportar isso. Então o anjo pegou o velho pela mão, levou-o para fora da cela e conduziu-o para a igreja próxima. As portas da igreja se abriram. A igreja estava iluminada com uma luz celestial e uma multidão de homens santos com vestes brancos eram visíveis, com os rostos brilhando como o sol. Eles consagraram Anfilochio como bispo da cidade de Iconium. Em contraste com este, o venerável Isaac e Nicetas das Cavernas da Lavra de Kiev, ainda novos e inexperientes na vida solitária, ingenuamente acreditaram numa visão que lhes apareceu e, portanto, caíram no mais terrível infortúnio. Para o primeiro, uma multidão de demônios lhe apareceu em luz; um deles assumiu o disfarce de Cristo e o restante dos santos anjos. O último foi primeiro enganado por um demônio por meio de uma doce fragrância e voz, mais tarde aparecendo abertamente sob disfarce de um anjo. Os monges que são experientes na vida monástica, monges verdadeiramente santos, temem muito mais o engano, mostram uma desconfiança muito maior do que os iniciantes que são apanhados com fervoroso zelo pela luta ascética. O venerável Gregório do Sinai, o Hesicasta, com amor sincero, nos adverte a nos proteger contra o engano. "Eu desejo", escreve o santo em um livro escrito principalmente para aqueles que oram solitariamente, "que você tenha uma compreensão claramente definida da ilusão. Eu desejo isso com o objetivo em mente que você possa se preservar da delusão, que, em uma luta que não tenha sido iluminada pelo conhecimento necessário, você não inflija grandes danos sobre você e destrua sua alma. Pois o livre arbítrio do homem se inclina facilmente para a amizade com nossos adversários, particularmente a vontade daqueles que são inexperientes e novos na luta, pois ainda estão no poder dos demônios." Que verdade! Nosso livre arbítrio inclina-se para o engano, porque cada delusão bajula nossa auto-estima, nossa vaidade, nosso orgulho. "Os demônios estão perto e cercam os iniciantes e os arbitrários, espalhando em seu caminho as armadilhas de pensamentos malignos e fantasias perniciosas, cavando abismos para que caiam. A cidade dos noviços," ou seja, o ser inteiro de cada um deles individualmente, "ainda está sob a soberania dos bárbaros... Portanto, não se apresente em entregar-se àquilo que aparece para você, mas permaneça sério, conservando-se para o que é bom com muita cautela e rejeitando o que é mau... Saiba também que os efeitos da graça são sempre claros; o demônio é incapaz de produzi-los: ele não pode dar mansidão, gentileza ou humildade ou ódio ao mundo, e ele não impede as paixões de voluptuosidade, como a graça faz. Estes são os efeitos do diabo: presunção, altivez, medo - em uma palavra, todas as formas de malícia. Portanto, pela atividade, você poderá discernir a luz que resplandece em sua alma, seja de Deus ou de Satanás." Devemos saber, é claro, que tal vigilância é propriedade de monges avançados, nunca de iniciantes. O venerável Gregório do Sinai, é verdade, está conversando com um iniciante, mas, como é evidente no livro, um iniciante na vida de quietude orante que era, de acordo com os anos que passou no monaquismo e sua idade, já um ancião.

As Obras do Bispo Inácio (Brianchaninov), Vol. I (Experiências Ascéticas), pp. 129-135.
 
"Onde há vontade, há um Caminho"

terça-feira, 13 de março de 2018

AOS EREMITAS: UMA PEQUENA REGRA





Para aqueles que vivem em toda parte.No mundo ou fora dele muito para além e , em qualquer momento... Ao LEITOR : Se têm a oportunidade de deixar este mundo e seguir o Senhor. Não hesite um momento. Não fique olhando para o que está por trás na estrada, e não o seu sonho de fantasia, fantasmas de um futuro que não é, e certamente nunca será. Deixa - te aventurar , no entanto , nos caminhos da Eternidade , que já estão à sua disposição. Não só não estão longe , mas , neste momento, eles se abrem para você.Talvez você pensou que iria chegar a uma vida melhor dos que se deslocam de lugar ou fogem do tempo.Nada disso . Aqui você vai encontrar um pequeno caminho para você penetrar o momento e o lugar onde você está e passar para outro patamar.
Não perturbe seu passado. Não se preocupe com o amanhã . Você está apenas aqui e agora com o Senhor. É Ele  quem vos chama .E você não quer saber de mais nada. Não perca em melindres e não te distraias em seu próprio labirinto. Não racionalize procurando razões para escapar do caminho do Senhor. Não contemple miragens deslumbrantes de um mundo que perece .Aqui vamos tentar não cair no abismo da morte. Aqui pedimos ao Senhor da Salvação ... Nós não pretendemos dar lições , mas para aprender a abrir as portas largas para o Salvador .Abra estas páginas e reconhecendo nelas uma dica. Uma espécie de convite para subir muito mais alto. Eles são apenas um ponto de partida.

I PARTE
Comportamento e atitudes do dia

1 . Para começar o dia, armar-se , o leitor , com o sinal da Cruz e consagra-lo , todo inteiro , em uma breve cerimônia (costume santo) ao Senhor.
2. Explicitamente renuncie, com uma breve  jaculatória a qualquer vaidade ou distração durante o dia. Faça o propósito sincero de não se afastar do Senhor. Lembre-se da sentença de São João da Cruz que nos ensina que Deus é o único digno do pensamento humano.

 3. Peça , por fim, com orações e invocações, a graça da contemplação e da perseverança.

  4. Saiba que o diabo vai tentá-lo com muitas distrações ou ocupações disfarçado do bem . Apure , com vigor , esses enganos e não viva dissipado, mas recolhido e avisado. Peça ao Senhor o dom de discernimento e de buscar a paz . Seu principal ascetismo (combate consigo mesmo) será o silêncio.

   5. Não por muito tempo me esforço a alcançar melhores resultados. Combater a ansiedade que oprime e ainda permanece , ouvindo o silêncio interior . O Senhor não quer  os seus cargos e aptidões externas , mas a pessoa inteira. Não perca tempo .

    6 . O mundo , no qual ele interpreta peregrinação, assemelha-se ao caos. A maioria dos homens , nos centros urbanos , vivem em desordem e desarmonia. Não tema, nem se deixe envolver por nenhum laço.Não se detenha em nada que seja passageiro.

     7 . A mão esquerda não deve saber o que a direita está fazendo. Passe o dia no esquecimento de si .

    8 . Lembre-se que quanto mais se é grande, maior o incômodo. Com a ajuda de Deus vai superar qualquer assédio. O Verbo de Deus na estreiteza e falta de compreensão deste mundo, em sua humilhação e obediência, nada perdeu , mas é exaltada grandeza.
    9 . Fique à vontade. Pare e descanse . Não faça uma coisa atrás da outra com a precipitação . Permita que seu ônibus passe ! Não corra atrás de qualquer coisa. Vire-se para fechar suavemente as portas ao passar por elas, é como  aprendem os Cartuxos em seu noviciado , não deixar bater com um golpe , mas articulando todo mecanismo de abrir. A cada passo descobrir o silêncio.

    10 . Pare muitas vezes os seus movimentos. Respire fundo e invoque o Senhor , antes e após cada etapa. Sossegue . Não se apresse a falar ou responder .

    11 . Não se apresse para fazer isto ou aquilo . Antes de qualquer trabalho ou esforço dizer uma breve oração . Desconfie de suas próprias urgências.

    12 . Seja firme em suas convicções , mas sempre disposto e pronto para abraçar a verdade .

    13 . Trabalhar em silêncio, sem dizer o que faz . Não procure o reconhecimento ou aplauso . Aceitar o que a Providência prepara  em tudo o que diz respeito às suas ações.

    14 . Saiba, em tudo o que empreende , a sua verdadeira pátria é o céu e agora o mistério está no exílio . Mas não se esqueça que de encontrar o céu na sua alma. Seu espírito se antecipa a eternidade .

    15 . Não se estabeleça nem se  prenda a um horário rígido . Aderir a uma horário harmônico que pode facilmente se adaptar. Também olhar para a beleza na sucessão das horas.

    16 . Tente trabalhar com as surpresas , isso é: o inesperado. Não desvaneça diante  dela. A vida contemporânea está cheia de coisas que não espera. Às vezes, estas são as ciladas do demônio a perder o equilíbrio em seu caminho. Ignorar ou ser incomodado, tudo passa. Continuar como se nada tivesse acontecido , habitando no silêncio de seu próprio interior . Cultive a paz .

    17 . Aprenda a viver , em poucos minutos , ou talvez em poucas horas ,o  que outro vive o tempo todo. Isto é : solidão , isolamento, recolhimento ... Ser monge por um dia. Aproveite os momentos e o pôr do sol . Descubra no passar das horas e nas paisagens, na música e em todas as manifestações de beleza , a profundidade de sua verdadeira solidão interior .

    18 . Tem-se dito que o verdadeiro homem é o do verdadeiro dia isto é :do dia eterno . Ele é capaz de viver uma vida em um único dia. Talvez porque todas as suas jornadas são as de sempre. Oriente o seu caminho, caro  leitor e peregrino, para o seu último dia. Cada momento lhe entregará para a Eternidade.
    19 . Você vai aprender a prolongar os momentos privilegiados , quando o tempo é atravessado verticalmente. Assim , a Santa Missa, como toda a celebração Litúrgica que participou. Mesmo aqueles que estão longe, no tempo e no espaço. Una-se no interior ,`a vida que não pode ver , e que no entanto, exige a sua oração e a sua vigília.

    20 . O mesmo em momentos de silêncio e de recolhimento . Especialmente descobrir o mistério religioso da noite e fazer o seu próprio deserto nessas horas.

    21 . Note-se que assegurar noite pode ser melhor do que se esconder no fundo do deserto ." Solidão, disse André Louf - era uma parte do mundo que serviu o eremita de ser no universo''. A parcela que agora pertence a ele é o tempo. Vigie e vele , de acordo com a sua capacidade , e planeje a sua vigília em todas as horas .

    22 . Tenha em mente o que Santo Isaac , o Sírio ensinou: Se um monge, por razões de saúde , não pode jejuar, seu espírito pode, por vigílias individuais, obter a pureza de coração e aprender a conhecer plenamente o poder do Espírito Santo . Somente aqueles que perseveram nas vigílias podem compreender a glória e a força que se esconde na vida monástica.

    23 . Fique acordado através de frases curtas . Pratique a Leitura Espiritual e , se possível, reze diariamente , todas as horas do Ofício Divino .

SEGUNDA PARTE
Elementos gerais

O leitor deve observar a sua posição em relação ao mundo , depois de ter deixado tudo a Deus. A formulação exata é : deixou -se a si mesmo, para responder ao chamado do Senhor, que é a sua vida . Antes de qualquer outra decisão se prostre para adoração. Esta ação reconhece a primazia da contemplação.Agora, com esse abandono, siga o seu caminho e observe :
    24 . Não se estabeleça em nenhuma época e em nenhum lugar. Renunciar fortemente a qualquer forma de poder, mesmo quando parecer conveniente ou sob o pretexto de contribuir para as obras apostólicas . Despojar-se de todos os meios e apresentar-se no Nome e da Palavra de Deus . Não se sirva de nenhuma amizade, nem use para seu interesse.

    25 . Não habitar espiritualmente nenhum lugar de transitório. Os cristãos vivem no mundo, mas não são do mundo ... Os cristãos vivem passo a passo na vida corruptível, enquanto aguarda os Céus incorruptíveis ( Ef Diogn . VI.3 e 8) , habitam suas próprias pátrias como estranhos ... Toda terra estrangeira é para eles pátria , e toda pátria , terra estranha (Ibid. V.5) . Ser portanto peregrino no deserto deste mundo.

    26 . Deixe tudo no Senhor. Abandonar tudo o que é consequencia de suas idéias . O que caracteriza o deserto interior é o abandono total no Senhor. "A Apatheia, Cristã - disse Hans Urs von Balthasar - é o oposto de uma técnica feita para proteção contra o sofrimento, é o puro abandono ao amor eterno, além do prazer e da dor ". Negligenciar previsões e preocupações. Péguy disse que o não é maior pecado as inquietações do que a preguiça.

    27 . Renúncia de qualquer poder neste mundo , é armar-se com seu próprio trabalho . Kopos a mesma palavra usada por São João (Jo 4,38 ) e São Paulo ( I Coríntios. 3.8) para descrever as dificuldades e trabalhos dos Apostolos é usado nos ensinamentos dos Padres do deserto para expressar os trabalhos espirituais do monge.

    28 . Deixar qualquer compromisso com o poder deste mundo implica , naturalmente,  estar disponível para a contemplação que é a única obra de Deus.

    29 . O peregrino não deve temer a luta, mas a confiar na graça do Senhor , com humildade e paciência. Tenha em conta o texto de  Diádoco : Impassibilidade não consiste em não ser atacado pelos demônios , senão seria melhor até deixar este mundo , como diz o Apóstolo , deixe este mundo (I Coríntios 5.10. ), Consiste a impassibilidade em permanecer firme quando atacado ( XCVIII - 160 ) .

    30 . Pratique o silêncio interior como a seguinte máxima: O Abade Isaac estava sentado um dia junto do Abade Poimen ; foi ouvido , em seguida, o canto de um galo. Ele disse, é possível ouvir isso aqui, Abad ? O outro respondeu: " Isaac , por que me obriga a falar ? Você eos que são como você ouvem esses sons, mas o homem vigilante não se preocupa com isso ( Poimen 107 - caso 245) .

    31 . Torne-se um discípulo que sabe ouvir e discernir . Muitas vezes o som manifesta o silêncio. Na verdade, o que importa não é o que chega a nós , mas como nós recebemos.

    32 . Permanecer fraco e vulnerável, sem forças , sem amizades comprometedoras, sem acordos ou sem defesas. Em vez de espiritualidades , o Espírito Santo liderar.

    33 . Tenha o coração fixo em Deus e sofrimento quando a adversidade  vier, ou sofrer qualquer despojamento, ou o que seja , não tenha pena de si mesmo , não guarde na memória a recordação . Passe por cima sobre as misérias deste mundo , respeitando e aceitando o nível de cada coisa.
TERCEIRA PARTE
O Recolhimento
    34 . O recolhimento é o essencial desta regra . Se entende por recolhimento, a unificação interior da pessoa na Presença de Deus.
    35 . Ainda quando eu não puder, por uma boa razão , não observar qualquer um dos artigos desta regra , esta terceira parte seria suficiente para vive-la.

   36 . Viver na Presença de Deus em todo tempo e lugar,  submeter-me a Ela.

   37 . Esses artigos não se referem , naturalmente,o quanto compete ao Cristão pela sua condição de tal. Pressupõem a vocação à santidade e à união com Deus. Aqui se destaca o recolhimento habitual de receber uma especial vocação para a contemplação e intimidade com o Senhor.

   38 . A contemplação consiste em conhecer e aderir a presença de Deus no profundo , na raiz e centro do nosso ser . Tendo em conta que isto é uma Graça , viva dela e a peça constanentemente . Lembre-se o contemplativo não conhece mais ou menos que outros, mas como disse um Cartuxo - "Ele é capaz de extasiar-se com os que os outros passam com indiferença."

   39 . A contemplação não é um caminho de conhecimento, mas um chamado para uma experiência que transcende qualquer caminho ou projeto.

   40 . Disponha de um tempo infinito para Deus. Faça diariamente a leitura espiritual .

   41 . Se alguma vez estiver em um ambiente adverso, descobrirá que os mais próximos são os mais distantes, converta tudo numa escola de Caridade, e aprenda a transceder do alto ao baixo, as imposições de qualquer lugar.

   42 . Não pare de lutar. Seja fiel e constante. Fuja dos labirintos . A luta é sempre saudável. Seja persistente nas provas.

   43 . Silêncio e recolhimento . Só Deus basta . Em um coração puro não existem mais dissonâncias nem distâncias com Deus. Esta aberto ao mistério e está de acordo com a Vontade do Pai . O verdadeiro silêncio é próprio de um coração puro,semelhante e unido ao Coração de Deus. Poderá,pois  viver em completo silêncio quando descansa , sem hesitação, como uma criança, no próprio Senhor .

   44 . O silêncio é , sobretudo,sempre calar para ouvir uma coisa maior. Deixe as suas análises e a avalanche de suas deduções . Permita que o silêncio se manifeste de seu interior. Pode estar muito empenhada com todos os tipos de atividades e, ao mesmo tempo, desfrutar do silêncio , que é a herança da alma e expressão de Deus .

   45 . Não cometa agressões nem abusos. Respeite e não se apresse em responder ou intervir em qualquer outra coisa. Olhe com carinho . Tudo está em seu favor.

   46 . Livrar-se de tudo o que te prende . Não dependa de pessoas ou situações . Cale as vozes que o levem ao excesso de análises. Busque o seu refúgio e ajuda em Deus. Ela nunca vai decepcionar.

   47 . Coração puro . Unificado no Senhor. Vá a Deus por Deus. O próprio Deus é sua vida. Que a invocação do Nome de Jesus lembre, constantemente , a presença do próprio Senhor e sua unidade interna e íntima nEle.

  48 . Encontre o mistério do deserto em seu próprio interior.

  49 . Qualquer angústia ou prova pode levar , se você quiser , ao Mistério de Cristo.

  50 . É próprio do solitário estar com o Senhor na Sua agonia . Oferecer e dedicar as horas e sofrimento consciente de sua fecundidade."
 
"Onde há vontade, há um Caminho"