Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Em continuação: Apophthegmata Patrum - Paterika





O Apophthegmata Patrum (lit. Provérbios dos Pais )  ( Latim : Apophthegmata Patrum Aegyptiorum Grego : ἀποφθέγματα τῶν ἁγίων γερόντων, ἀποφθέγματα τῶν πατέρων, τὸ γεροντικόν )  é o nome dado a várias coleções popularmente conhecidas como de Provérbios dos Padres . os Padres do Deserto , consistindo de histórias e ditos atribuídos aos Padres do Deserto e Mães do Deserto de aproximadamente o século V dC. 
As coleções consistem em histórias de sabedoria que descrevem as práticas e experiências espirituais dos primeiros eremitas cristãos que vivem no deserto do Egito, eles são tipicamente na forma de uma conversa entre um monge mais jovem e seu pai espiritual, ou como um conselho dado aos visitantes. Começando como uma tradição oral na língua copta , eles foram escritos mais tarde como texto grego, as histórias eram extremamente populares entre os primeiros monges cristãos e apareciam em várias formas e coleções. 
Os ditos originais foram passados ​​de monge a monge, embora em sua versão atual simplesmente descrevam as histórias na forma de "Abba X disse ...." Os primeiros Padres do Deserto e Mães do Deserto também receberam muitos visitantes procurando aconselhamento, tipicamente por perguntando "Dê-me uma palavra, abba " ou "Fale uma palavra, amma , como posso ser salvo?" Algumas das declarações são respostas para aqueles que buscam orientação. 
Muitos notáveis ​​Padres do Deserto são mencionados nas coleções, incluindo Antônio, o Grande , Abba Arsenius , Abba Poemen , Abba Macarius do Egito e Abba Moses the Black .  Os ditos também incluem os de três ammas diferentes , ou Mães do Deserto, mais notavelmente Syncletica de Alexandria .  Provérbios dos Padres do Deserto influenciaram muitos teólogos notáveis, incluindo São Jerônimo e Santo Agostinho . 
Historia do texto
Os Padres do Deserto falavam copta , uma língua relacionada com o antigo egípcio, os ditos foram originalmente transmitidos oralmente nessa língua. O mais antigo registro escrito dos ditos parece ser do final do século 4 dC. Duas versões do século V, a Collectio Monastica , escrita em Ethiopic , e a Asceticon of Abba Isaiah , escrita em grego, mostram como a tradição oral se tornou a coleção escrita.
Pelágio e João, o Diácono, fizeram as primeiras traduções dos ditos em latim. Martin de Braga também traduziu alguns dos ditos para o latim, seguido por uma tradução mais extensa de Pascásio de Dumium em aproximadamente 555 dC.  Esse trabalho pode conter apenas um quinto do texto grego original;  no período 867-872, Santo Metódio de Tessalônica traduziu o texto para o eslavo eclesiástico antigo , do qual o original foi perdido no século XIV, mas várias dezenas de exemplares do Патерікъsobreviveram.  No século 17, o jesuíta holandês Heribert Rosweydecompilou e traduziu todas as fontes disponíveis sobre os Padres do Deserto e as publicou em latim como o patrum Vitae .
Helen Waddell traduziu uma seleção de elementos do Vitae Patrum para o inglês no início do século XX.  A primeira tradução completa do "apothegmata" para o inglês é a de Benedicta Ward (1975). 
Exemplos
Abba Theophilus, o arcebispo, veio a Scetis um dia. Os irmãos que estavam reunidos disseram ao Abba Pambo: "Diga alguma coisa ao arcebispo para que ele seja edificado". O velho disse-lhes: 'Se ele não é edificado pelo meu silêncio, ele não será edificado pelo meu discurso'. 
Abbot Pastor disse: Se um homem fez algo errado e não nega, mas diz: Eu errei, não o repreenda, porque você quebrará a resolução de sua alma. E se você disser a ele: Não fique triste, irmão, mas observe-o no futuro, você o incita a mudar sua vida. 
Um eremita viu alguém rindo e disse-lhe: "Temos que prestar contas de toda a nossa vida diante do céu e da terra, e você pode rir?" 
Trechos do Apophthegmata Patrum
Compuntio
1. Um homem idoso disse: "O monge deve comprar sua quietude sendo desprezado sempre que a oportunidade se apresenta: e pelo trabalho corporal".
2. Um velho homem disse: "Se fosse possível, no tempo da vinda de Cristo após a ressurreição, que as almas dos homens morressem de medo, o mundo inteiro morreria de terror e confusão. Que visão, ver a céus abertos e Deus revelado com raiva e ira, e inumeráveis ​​exércitos de anjos e, ao mesmo tempo, toda a humanidade. Portanto, devemos viver como tendo que prestar contas a Deus de nosso modo de vida todos os dias ”.
3. Um irmão perguntou a um homem velho: "Como posso ser salvo?" Este último tirou o hábito, cingiu os lombos e ergueu as mãos para o céu dizendo: "O monge também deve ser: desnudado de todas as coisas deste mundo e crucificado. No combate, o atleta luta com os punhos, em seus pensamentos. , o monge fica de pé, os braços estendidos em forma de cruz para o céu, chamando a Deus, o atleta fica nu ao lutar em uma luta, o monge fica nu e despojado de todas as coisas, ungido com óleo e ensinado pelo seu mestre como lutar. Então Deus leva à vitória ".
4. Syncletica da memória sagrada disse: "Sore é o trabalho e luta dos injustos quando eles se voltam para Deus, e depois é a alegria inefável. Pois, como com aqueles que acendessem um fogo, primeiro eles são cercados de fumaça, e de a dor da fumaça eles choram, e assim eles chegam ao que eles desejavam. Mesmo assim está escrito: "Nosso Deus é um fogo consumidor": e precisamos que acendamos o fogo divino em nós com dores de parto e lágrimas.
5. Um homem idoso viu alguém rindo e disse-lhe: "Na presença do céu e da terra devemos dar conta de toda a nossa vida a Deus; e eu vou
rir?"
Autocontrole
1. Um discípulo disse de seu abba que por vinte anos ele nunca se deitou de lado, mas dormiu sentado no banco em que trabalhava. Ele comia lá a cada segundo ou a cada quarto ou quinto dia durante vinte anos, e enquanto comia, estendeu uma das mãos em oração e comeu com a outra. Quando eu disse a ele: "Do que se trata? Por que você faz isso, abba?" ele responde: "Eu ponho o julgamento de Deus diante de meus olhos, e não posso suportar isso".
2. Um homem idoso praticou a ascese de não beber por quarenta dias, e se por acaso estava quente, ele lavou o jarro, encheu-o com água e o pendurou na frente dele. Questionado por um irmão sobre o motivo de ele ter feito isso, ele respondeu: "É para que minha sede me cause mais dor, para que eu possa receber maior recompensa de Deus".
Humildade
1. Um homem idoso disse: "Toda vez que um pensamento de superioridade ou vaidade te move, examine sua consciência para ver se você guardou todos os mandamentos, se você ama seus inimigos e se aflige por seus pecados, se você se considera um servo não-lucrativo e o maior pecador de todos. Mesmo assim, não finja grandes idéias como se estivesse perfeitamente certo, pois esse pensamento destrói tudo. "
2. Um famoso anacoreta veio aconselhar-se sobre coisas importantes com o abade Pastor, mas o velho virou a cabeça, e o anacoreta foi embora aflito. Seu discípulo perguntou ao pastor por que ele havia se recusado a falar com um homem tão grande e de tal reputação em seu próprio país, e o velho disse que seu visitante podia falar de coisas celestiais, mas que ele próprio era da terra. "Se ele tivesse falado comigo das paixões da alma, eu poderia ter respondido a ele; mas das coisas do espírito sou ignorante." E o anacoreta, ouvindo-o, fez buscas de coração e voltou ao ancião e disse: "O que farei, meu pai, porque as paixões da alma têm domínio sobre mim?" E eles conversaram por um longo tempo, e o anacoreta disse: "Na verdade, este é o caminho do amor".
3. Um velho homem disse: "Em todas as provações, não culpe os outros, mas somente a si mesmo, dizendo:" É por causa dos meus pecados que isso aconteceu. "
4. Um irmão perguntou a um velho: "Qual é a obra de quem vive exilado?" O velho disse: "Eu costumava conhecer um irmão que vivia no exílio e depois ia à igreja. Por acaso havia um agape e o irmão sentou-se para comer com o outro irmão, e alguns entre eles disseram, “Agora quem convidou este homem?” Então eles disseram a ele: “Levante-se e vá embora”, e ele se levantou e foi embora. Alguns dos outros ficaram tristes com isso e foram chamá-lo. Depois, perguntaram a ele: "O que estava no seu coração quando você foi expulso e depois levado de volta?" Ele disse: "Eu tinha certeza de que no meu coração eu era como um cachorro. Quando é levado embora e quando é chamado, vem ".
5. Um homem idoso disse: "Se você disser a alguém: 'Perdoe-me' em humilhar-se, você está queimando os demônios".
6. Um irmão questionou um homem velho: "Diga-me algo que eu possa fazer, para que eu possa viver por ele", e o velho disse: "Se você pode suportar ser desprezado, isso é uma grande coisa, mais do que todas as outras virtudes ".
7. Os velhos costumavam dizer: "Quando não experimentamos a guerra, devemos tanto mais nos humilhar. Pois Deus, vendo a nossa fraqueza, nos protege; quando nos glorificamos, ele retira sua proteção e nos perdemos "
8. Um irmão perguntou a um homem idoso: "Se eu estou vivendo com alguns irmãos e vejo algo contrário ao que é certo, você quer que eu diga isso?" O velho disse: "Se houver pessoas mais velhas do que você ou com a mesma idade que você, fique em silêncio e você terá paz, pois, ao fazer isso, você se torna inferior aos outros e fica livre dos cuidados. " O irmão disse-lhe: "O que farei, pai, porque os espíritos me perturbam?" O velho disse-lhe: "Se você sofre, conte aos irmãos dela apenas com humildade, e se eles não ouvirem, deixe sua dor diante de Deus e Ele mesmo lhe dará paz. Pois lançar-se diante de Deus significa isto: desistir da própria vontade. Tenha cuidado para que sua preocupação esteja de acordo com Deus. Como eu vejo, é melhor ficar em silêncio, já que isso é humildade ".
9. O abade Mathois disse: "Quanto mais próximo um homem se aproxima de Deus, maior é o pecador que ele se vê. Pois o profeta Isaías viu a Deus e disse que era impuro e desfeito."
Discretio
1. Um velho homem foi perguntado: "Como posso encontrar Deus?" Ele disse: "Em jejum, assistindo (isto é, vigílias) em trabalhos, em devoção e acima de tudo em discernimento. Eu lhes digo, muitos feriram seus corpos sem discernimento e foram embora de nós, tendo alcançado nada. Nossas bocas cheiram mal através do jejum, nós conhecemos as Escrituras de cor, nós recitamos todos os Salmos de Davi, mas não temos aquilo que Deus procura: caridade e humildade ”.
2. Um velho homem disse: "A vida do monge é obediência, meditação, não julgar, não caluniar, não reclamar. Na verdade, está escrito:" Tu que ama o Senhor, odeia o mal "(Sl 97: 10) A vida do monge é: não tirar quem é injusto, não olhar para o mal, não interferir em tudo, não ouvir palavras irrelevantes, não roubar, mas dar, não ser ensoberbecido em seu coração; não ter pensado em fornicação, não ser ganancioso, fazer tudo com discernimento. A vida do monge consiste nisso.
3. Um velho homem foi perguntado: "Qual é o caminho reto e estreito?" Ele respondeu: "O caminho reto é este, violentar o pensamento e cortar a própria vontade. É isso que significa". `Eis que deixamos tudo e te seguimos '" (Mc 10,28).
4. Eles disseram do abade Macário que se ele estava fazendo férias com os irmãos, e vinho foi trazido, e ele bebeu por causa dos irmãos, ele estabeleceu este laço sobre si mesmo que por um copo de vinho, ele não beberia água para um dia inteiro. E os irmãos, ansiosos por dar-lhe prazer, lhe traziam vinho. E o velho aceitaria alegremente, para se atormentar depois disso. Mas seu discípulo, sabendo o motivo, disse aos irmãos: "Pelo amor de Deus, não o dê, pois ele traz debaixo de seu corpo com tormentos a partir de então em sua cela." E os irmãos, quando souberam disso, não lhe deram mais vinho.
5. Um dos irmãos perguntou ao abade Isidoro, um homem idoso em Scete, dizendo: "Por que os demônios te temem tão poderosamente?" E o velho lhe disse: "Desde que me tornei monge, esforcei-me para não sofrer raiva ao montar até a garganta".
6. Contra o [pensamento de luxúria], outro velho disse: "Seja como ele que passa pelo mercado em frente a uma estalagem e respira o cheiro de cozinhar e assar. Se ele gosta, ele vai para dentro para comer um pouco de Se não, ele apenas inala o cheiro de passagem e segue seu caminho. É o mesmo para você: evite o mau cheiro. Acorde e ore, dizendo: 'Filho de Deus, me ajude'. Faça isso por outras tentações também, pois não temos que erradicar as paixões, mas resistir a elas. Como outro abba disse: "A paixão vive, mas é amarrada".
7. O abade Daniel costumava dizer: "Assim como o corpo floresce, o mesmo acontece com a alma; e quando o corpo está seco, a alma põe as folhas para fora".
Obediência
1. Um irmão que viveu no mundo teve três filhos. Ele retirou-se para um mosteiro deixando-os na cidade. Depois de passar três anos no mosteiro, seus pensamentos começaram a lembrá-lo de seus filhos, e ele ficou muito desconfortável com eles. Agora ele não havia dito ao abba que ele tinha filhos. O aba, vendo-o deprimido, disse-lhe: "Qual é o problema, por que você está deprimido?" Ele disse ao abba que ele tinha três filhos na cidade e queria levá-los ao mosteiro. O abba ordenou que ele fizesse isso. Indo para a cidade, ele encontrou os dois primeiros mortos e tomou de volta o outro. Ele chegou ao mosteiro e procurando o abba, ele o encontrou na padaria. Ao vê-lo, o abba cumprimentou-o e, pegando a criança nos braços, cobriu-o de beijos, dizendo ao pai da criança: "Você o ama?" O outro disse que ele fez. "Você o ama muito?" Ele respondeu: "Sim". Ouvindo isso, o abba disse: "Leve-o e jogue-o na fornalha para que o queime". então o pai pegou seu próprio filho e o jogou na fornalha, que imediatamente se tornou como orvalho, cheio de frescor. Através deste ato ele recebeu glória como o patriarca Abraão.
2. Um velho homem foi perguntado: "Qual é o caminho reto e estreito?" Ele respondeu: "O caminho reto é este, violentar os próprios pensamentos e cortar a própria vontade. É isso que significa: 'Eis que deixamos tudo e Te seguimos'" (Mc 10,28).
Estabilitas
1. Alguém perguntou a um homem velho: "Por que sofro de acídia quando estou sentado na minha cela?" E ele respondeu: "Porque você não vê claramente a quietude a ser esperada, ou a punição que virá. Pois se você os visse claramente, alguém seria capaz de encher sua cela com vermes até que eles chegassem ao seu pescoço". e você suportaria isso sem acídia."
2. Um irmão perguntou a um homem velho: "O que farei, pai, pois não estou agindo como um monge, mas como, bebo e durmo sem cuidado, e tenho maus pensamentos e estou em grande apuros, passando de um trabalho para outro e de um pensamento para outro? " O velho disse: "Sente-se em sua cela e faça o pouco que puder sem ser perturbado. Pois acho que o pouco que você não pode fazer é de igual valor aos grandes feitos que Abba Anthony realizou na montanha, e acredito que permanecendo sentado em sua cela para o nome de Deus, e guardando sua consciência, você também encontrará o lugar onde Abba Antão está ".
3. O abade Macário, o ancião, costumava dizer aos irmãos em Scete: "Quando a missa acabar na igreja, fuja, meus irmãos". E um dos irmãos lhe disse: "Pai, para onde podemos nos refugiar ainda mais?" E ele colocou seu dedo em sua boca dizendo: "Isto é o que eu gostaria que você fugisse." E assim ele entrava em sua cela e fechava a porta, sentando-se sozinho.
4. Um irmão que estava sobrecarregado com a tentação de deixar o mosteiro informou seu abba, que lhe disse: "Vá, e sente-se em sua cela e entregue seu corpo em penhor às paredes da cela, e não saia Deixe sua imaginação pensar o que quiser, só não deixe seu corpo sair da cela ".
5. Um homem idoso disse: "A cela do monge é como a fornalha da Babilônia, onde as três crianças encontraram o Filho de Deus, e é como a coluna de nuvem onde Deus falou com Moisés."
6. Um certo irmão veio ao abade Moisés em Scete procurando uma palavra dele. E o velho disse-lhe: Vai sentar-te na tua cela, e a tua cela te ensinará todas as coisas.
 
7. O abade Allois disse: "A menos que um homem diga em seu coração: só eu e Deus estamos neste mundo, ele não ficará quieto." 
Caritas
1. Um homem idoso disse: "Quando alguém lhe pede algo, mesmo que você faça violência a si mesmo ao dar a ele, seu pensamento deve ter prazer no presente de acordo com o que está escrito," Se alguém lhe pedir para ir uma milha, vá duas milhas com ele! "Isto é para dizer, se alguém perguntar algo de você, dê a ele com toda a alma e espírito."
2. Um asceta, tendo encontrado alguém possuído pelo diabo e incapaz de jejuar, e sendo (como está escrito) movido pelo amor de Deus, e buscando não o seu próprio bem mas o bem do outro, orou para que o diabo pudesse passar para dentro de si e que o outro pode ser libertado. Deus ouviu sua oração. O asceta, subjugado pelo diabo, deu-se com insistência redobrada ao jejum, oração e ascesis. Por fim, por causa de sua caridade, Deus expulsou o demônio dele depois de alguns dias.
3. António disse: Que com o nosso próximo há vida e morte: pois se fizermos bem ao nosso irmão, faremos bem a Deus: mas se escandalizarmos o nosso irmão, pecamos contra Cristo.
4. E o homem idoso foi perguntado por um certo soldado se Deus recebeu um homem penitente. E depois de o encorajar com muitas palavras, disse-lhe finalmente: "Diga-me, amado, se a tua capa estivesse rasgada, tu a jogaria fora?" Ele disse: "Não, mas eu vou consertar e usar." O velho disse-lhe: "Se tu poupasses a tua veste, Deus não terá misericórdia da sua própria imagem?"
5. Disseram do abade Macário, o mais velho, que, assim como Deus protege todo o mundo e carrega os pecados dos homens, assim ele era para os irmãos como poderia ser um Deus terreno, pois ele encobriu suas faltas, e o que coisas que ele viu ou ouviu, era como se ele não visse e não ouvisse.
 
6.  A brother asked an old man, saying, "What thing is there so good that I may do it and live?"  And the old man said, "God alone knoweth what is good:  yet I have heard that one of the Fathers questioned the great abbot Nistero, who was friend to abbot Antony, and said, `What good work shall I do?'  And Antony  answered, `All works are not equal.  The Scripture saith that Abraham was hospitable, and God was with him.  And Elias loved quiet, and God was with him.  And David was humble, and God was with him.  What therefore thou findest that they soul desireth in following God, that do, and keep thy heart.'"
 


"Onde há vontade, há um Caminho"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Todo o conteúdo destes Blog é livre para uso, até porque o Espírito Santo não cobra 'Direitos Autorais' ”