A Palavra de Deus hoje nos convida a rever nossa capacidade de amar. Amar a
Deus e amar o próximo. Nem sempre percebemos a estreita relação entre esses
dois mandamentos. Santa Teresa de Calcutá, em uma de suas frases, afirma: “É
fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao
nosso lado”.
No início desta leitura orante, abra seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”
No início desta leitura orante, abra seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”
Um escriba perguntou a Jesus qual era o maior mandamento. Jesus respondeu o
que está escrito na Bíblia, o “Ouve, Israel!”. E acrescentou um segundo
mandamento, que é amar o próximo como a si mesmo. O escriba mostrou o seu
acordo. Repetiu o que Jesus tinha dito e acrescentou que praticar o amor vale
mais do que sacrifícios e holocaustos. Jesus o elogia e diz que ele não está
longe do Reino de Deus. Ele só repetiu as palavras de Jesus, que são palavras
do Deuteronômio. Resta agora praticá-las, neste tempo de Quaresma: procurar
abandonar-se com confiança nas mãos do Pai, entregar-se a ele sem medida, estar
pronto para tudo e aceitar tudo com a disposição de realizar a sua vontade. E
amar o próximo como a si mesmo, não fazendo aos outros o que não queremos que
se faça a nós. Se quisermos repetir também nós as palavras de Jesus, podemos
dizer: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas.
"Onde há vontade, há um Caminho"

Nenhum comentário:
Postar um comentário
“Todo o conteúdo destes Blog é livre para uso, até porque o Espírito Santo não cobra 'Direitos Autorais' ”