Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de março de 2018

“Jamais te esqueças de guardar as memórias do Senhor!: Os momentos que o Senhor te deu para teu progresso no caminho espiritual. Elas serão tua guia enquanto habitares o velho barro! Pois; ‘Quem nos poderá retirar a graça que nos foi dada por Deus’, para nosso crescimento e de nossos irmãos e irmãs se elas estão sempre a nossa frente?”




 LECTIO DIVINA

1. Riquezas Esquecidas
Anos atrás um abastado cavalheiro inglês adoeceu e morreu. Ao chegar o dia da leitura de seu testamento e da partilha da fortuna que deixara, sua filha predileta teve amarga decepção. Dizia o pai, no testamento, que ela devia receber "Minha Bíblia e tudo que ela contém." Embora soubesse que o pai fora devotado estudioso da Bíblia, e que esse Livro era sempre por ele tido como um tesouro, escondeu-o ela no fundo de um velho baú e continuou a viver como dantes.

Após algum tempo, a adversidade começou a seguir-lhe os passos. A saúde precária e outras dificuldades reduziram-na à pobreza. Alquebrada física e espiritualmente, procurou, desesperada, uma solução aos seus problemas. Depois de tentar todos os meios ao seu alcance, resolveu recorrer à Bíblia de seu pai, para ver se ela a ajudaria a vencer as dificuldades. Imaginai sua surpresa ao folhear aquele Livro esquecido e descobrir, entre muitas de suas páginas, vultuosos cheques de banco! Era rica havia muito, e não se apercebera de sua boa fortuna por não ter entendido as palavras do pai, ao legar-lhe "Minha Bíblia e tudo que ela contém."

Deixou-nos nosso Pai celestial um grande tesouro nas páginas deste Livro maravilhoso. Talvez não encontreis notas de banco entre as páginas da Biblia, mas podeis encontrar paz, alegria, esperanca, fé e vida eterna ao lerdes o seu conteúdo. Tesouros inapreciáveis! Riquesas esquecidas! Que tesouro maior poderia o homem desejar! Muito milionário trocaria sua fortuna por esses valores.

Triste é dizer, milhões de pessoas se acabrunharam e amargam a vida porque não aprenderam como encontrar no "bom Livro antigo" a solução de suas dificuldades. Demasiada TV, ocupações demasiadas e demasiados problemas para resolver, têm roubado à humanidade o tempo necessário para deixar que Deus lhes fale ao coração e à mente por meio de Sua Palavra.

Unamo-nos na busca da verdade e dos tesouros escondidos, ao tratarmos de descobrir o que a Bíblia nos diz a seu próprio respeito.

QUESTÕES
1. Qual disse Jesus, é a fonte da verdade? S. João 17:17

_________________________

2. De que maneira comunicava Deus aos profetas a Sua palavra de verdade, as Escrituras? II S. Pedro 1:20 e 21

_________________________

3. Que parte das Escrituras é inspirada por Deus? II Timóteo 3:16

_________________________

4. Que partes da Escrituras usou Cristo para provar a verdade? S. Lucas 24:44

_________________________

5. De quem dão testemunho todas as Escrituras? S. João 5:39 

_________________________

6. Por que foram registradas as experiências dos personagens bíblicos? I Coríntios 10:11

_________________________

7. Que podemos ter, mediante o estudo das Escrituras? Romanos 15:4

_________________________

8. Como um auxílio no caminho da vida, a que compara Pedro a palavra profética? II S. Pedro 1:19

_________________________

9. Por que disse S. Paulo que os bereanos eram mais nobres do que os de tessalônica? Atos 17:11

_________________________

10. Desde quando estudou Timóteo as Escrituras? II Timóteo 3:15

_________________________

11. Que, disse S. Paulo, devemos fazer com a Bíblia? II Timóteo 2:15

_________________________

12. Como devemos estudar a Bíblia? Isaias 28:10

_________________________

NOTA: Para compreender qualquer assunto apresentado na Bíblia, temos de considerar tudo que é ensinado nas diferentes partes das Escrituras. Essas passagens têm de ser reunidas, como se reúnem, por exemplo, as partes de um quebra-cabeça, para ver o quadro completo, em sua beleza.

13. Com que propósito devemos estudar a Palavra de Deus? II Timóteo 3:16 e 17

_________________________

14. De que maneira nos ajudará a Palavra de Deus a andar nos Seus caminhos? Salmos 119:105

______________________________


Ao cabo de quarenta dias, quando Cristo estava fisicamente débil e com fome, aproximou-se-Lhe o diabo e O tentou a pecar. Apresentou ao nosso Senhor três tentações. Tentou-O a transformar em pão as pedras. Tentou-O a adorá-lo, a ele que era Satanás, com a falsa promessa de que poderia ter o domínio do mundo sem por ele morrer. Afinal, tentou-O a lançar-Se do pináculo do templo. Cristo saiu vitorioso de cada tentação. Fez frente a cada tentação com um texto bíblico. Três vezes Cristo resistiu à tentação de Satanás com a declaração: "Está escrito." Jesus conhecia as Escrituras e delas Se servia para resistir às argúcias do tentador.

Jesus nos advertiu de que o diabo procuraria enganar até mesmo os eleitos. Unicamente revestindo-nos "de toda a armadura de Deus" seremos aptos a resistir aos magistrais enganos do maior enganador.

Está o leitor familiarizado com o que a Bíblia ensina? Dedica todos os dias algum tempo a ler a carta de amor de Deus a Seus filhos terrestres? Sabe o que Deus deseja que faça e creia, a fim de poder um dia ser um cidadão daquela Terra melhor? Se se sente descontente com o conhecimento que tem adquirido no passado acerca de Deus e Sua verdade, como é ensinada na Palavra, estas lições lhe oferecerão uma oportunidade para aprender o que é a verdade. Cada uma das lições se baseará na Bíblia. Por que não por de parte um pouco de tempo cada semana, para aprender o que precisa saber para poder entrar no reino dos Céus?

As duas perguntas seguintes exprimem duas de nossas grandes necessidades. Não desejaria o leitor torna-las uma expressão de seu proprio desejo sincero?

(se deseja responder a estas perguntas, pedimos que o indique marcando o respectivo quadradinho.)

É meu desejo conhecer o plano de Deus para minha vida.

Dedicarei cada semana um pouco de tempo ao estudo do Livro de Deus.
 
"Onde há vontade, há um Caminho"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Todo o conteúdo destes Blog é livre para uso, até porque o Espírito Santo não cobra 'Direitos Autorais' ”