Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Habemus Santus

 

Os papas João Paulo II e João XXIII - Karol Wojtyla (1920-2005) e Angelo Roncalli (1881-1963), respectivamente - serão proclamados santos, anunciou nesta sexta-feira (5) o Vaticano.
A decisão foi anunciada depois que o papa Francisco promulgou o decreto no qual se reconhece um segundo milagre pela intercessão de João Paulo II. Mesmo sem ter um segundo milagre por sua intercessão, como contempla a legislação vaticana, João XXIII também será canonizado. Embora não haja uma data confirmada para as cerimônias de canonização, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que ambas deverão ocorrer ainda no final de 2013.
João Paulo XXIII (Foto: AP Photo)
Questionado sobre o milagre do polonês Karol Wojtyla, Lombardi citou a cura de uma mulher costa-riquenha que foi diagnosticada com um aneurisma cerebral e que teria sido curada "de maneira inexplicável para a ciência". A mulher em questão, cuja identidade é mantida em sigilo, vive atualmente na comunidade de Três Ríos, na província de Cartago, na Costa Rica.
João Paulo II, papa de 16 de outubro de 1978 a 2 de abril de 2005, foi beatificado no dia 1º de maio de 2011 por Bento XVI. O papa João XXIII, cujo pontificado durou de 28 de outubro de 1958 a 3 de junho de 1963, foi beatificado por João Paulo II no dia 3 de setembro do ano 2000.
Segundo o estudo Economia da santidade, elaborado pelas universidades americandas de Harvard e Colúmbia, diz que, de 1592 a 2012, a Igreja Católica ganhou 293 santos (sem contar os mártires). Do total, 86% das canonizações foram de pessoas que viviam na Europa, contra apenas 6,1% na América Latina

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Todo o conteúdo destes Blog é livre para uso, até porque o Espírito Santo não cobra 'Direitos Autorais' ”