Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dons Preternaturais




Dons Preternaturais conferidos aos nossos primeiros pais.

Dom da Integridade: Possui o caráter de aperfeiçoar a natureza do homem, sem a elevar a ordem divina. O dom a integridade é, portanto, um dom gratuito. Quando se diz dom da integridade, é o mesmo que dizer: mantém o homem íntegro como o foi criado por Deus; isto é, que conservava o domínio sobre a natureza humana, protegendo-o da infidelidade.

Deus assim os criou e os preservava, para que a alma do homem fosse sempre assim, estruturada pelo próprio Senhor (Gn 3,8), a fim de que pudesse realizar todas as coisas, conforme a sabedoria e a vontade do Criador, único Senhor.

Vejamos como Deus fala através do Salmista: “Vou te ensinar, vou te instruir no caminho que deves seguir; fitando em ti os meus próprios olhos” (Sl 31,8).
·         Ciência infusa
·         Domínio das paixões
·         Imortalidade do corpo

Dom a Imortalidade: Deus não criou o homem para morte: “Deus criou o homem para a imortalidade, e o fez à imagem de sua própria natureza. Foi por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio prová-la-ão” (Sb 2,23-24)

Colocamos este versículo, abaixo, para extrair dele uma belíssima alegoria:
“Foi pela mulher que começou o pecado,
e é por causa dela que todos morremos” (Eclo 25,33).

O sentido alegórico: “Por Eva nos veio à morte; mas, por Maria, nos veio à salvação e a vida eterna; mesmo porque Maria é a Mãe do verdadeiro Deus e a vida eterna” (Jo 5,20b).

Dom da Impassibilidade: Finalmente, Deus não nos criou para a dor e o sofrimento: “Deus disse também à mulher: Multiplicarei os sofrimentos de teu parto; darás à luz com dores...” (Gn 3,16a).

Texto: João C. Porto / Poço de Jacó
33catolico / Comunidade São Paulo Apóstolo







Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Todo o conteúdo destes Blog é livre para uso, até porque o Espírito Santo não cobra 'Direitos Autorais' ”