Total de visualizações de página

domingo, 17 de julho de 2011

Theosis II

Theosis e Ortodoxia

Theosis é possível através das energias incriada de Deus.
Na Igreja Ortodoxa de Cristo, o homem pode alcançar theosis porque a Graça de Deus, de acordo com os ensinamentos da Bíblia e dos Padres da Igreja, é incriado. Deus não é apenas essência, como os ocidentais acreditam, mas também energia. Se Deus fosse apenas a essência, não seria capaz de juntar, em comunhão com Ele, porque a essência de Deus é terríveis e inacessíveis ao homem, de acordo com "Você não pode ver meu rosto, nenhum homem me ver, e viver "(Êxodo 33:20).
Vamos mencionar alguns exemplos específicos sobre os seres humanos. Se nós tocamos um cabo de viver nus, nós morreríamos. No entanto, se ligar uma lâmpada ao cabo estamos iluminados. A energia da corrente elétrica que vemos, apreciar, e isso nos ajuda. Sua essência não podemos segurar. Algo semelhante, se podemos dizer que acontece com a energia incriada de Deus.
Se pudéssemos estar conectado com a essência de Deus, também poderíamos nos tornar deuses essência. Ou seja, tudo teria se deuses, teria havido uma confusão e nada teria sido essencialmente Deus. Ou seja, aquilo em que acreditam nas religiões orientais, como o hinduísmo, onde Deus pessoalmente, não existe, mas é um poder vago, espalhadas por todo o mundo, sobre as pessoas, bem como sobre os animais e sobre os materiais (Panteísmo).
Se novamente Deus só tinha essência divina incomunicável sem Suas energias Ele teria permanecido um Deus auto-suficiente, fechado em si mesmo e não comungando com suas criações ......
Com estes, Suas energias incriado, Deus criou o mundo e continua a sustentá-la. Ele dá a essência e existência ao nosso mundo com sua essência a criação de energias. Ele está presente na natureza e sustenta o universo com Suas energias sustentáveis. Ele ilumina o homem com Suas energias esclarecedora. Ele santifica-lo com Suas energias santificante. E, finalmente, Ele o faz Deus com Suas energias Godly. Assim, com Suas energias incriado, Santo Deus entra na natureza, no mundo, na história, na vida das pessoas.
As energias de Deus são energias divinas. Eles também são Deus sem Sua essência. Eles são Deus é por isso que eles fazem o homem de Deus. Se as energias de Deus não eram divinos, energias incriado, então não seria Deus, eles não seriam capazes de fazer-nos Deus, para juntar-se com Deus. Não teria havido uma distância intransponível entre Deus eo povo. No entanto, por Deus ter energias divinas e com essas energias se juntando a nós, podemos nos comunicar com ele e juntar-se com a Sua graça, sem equiparação com Deus, como teria acontecido se estivéssemos juntando com a sua essência.
Por isso, unir com Deus através de Suas energias incriado, e não através de sua essência. Este é o mistério da Fé Ortodoxa e da nossa vida.
Isto, os hereges ocidental não pode aceitar. Porque eles são os racionalistas, não se pode diferenciar entre a essência e as energias de Deus e, portanto, afirmar que Deus é apenas essência. Para isso, eles não podem falar sobre theosis do homem. Pois como poderia o homem ser Deus, uma vez que não aceitam incriado, mas são criadas as energias divinas? Assim, como pode algo criado ou seja, fora do próprio Deus fazer de Deus o homem foi criado?
Durante a 14th século ocorreu um grande distúrbio na Igreja, que foi instigado por um monge ocidental, Varlaam. Ele ouviu que os monges Agiorite estavam falando sobre theosis. Ele foi informado de que eles se tornaram dignos, após uma grande luta, limpando-se das paixões e com muita oração, para juntar-se com Deus, para receber a experiência de Deus, para ver Deus. Ele ouviu que eles pudessem ver a luz incriada, que foi visto pelos apóstolos na Transfiguração do Salvador no Monte Tabor.
No entanto, Varlaam com o ocidental, herege, o espírito racionalista não podia perceber a verdadeira experiência divina destes monges humildes, assim que começou a acusar o Agiorite que eles eram possivelmente enganado, eram hereges e idólatras. Ele dizia, por exemplo, que era impossível para qualquer um ver a Graça de Deus, porque ele (Varlaam) não sabia nada sobre a diferença de essência e as energias incriada de Deus.
Então, a Graça de Deus trouxe um grande professor e iluminado da nossa Igreja, o Agiorite São Gregório Palamas, Arcebispo de Salónica. Com grande sabedoria e iluminação de Deus, mas também da experiência pessoal, ele disse e escreveu um monte e ensinava de acordo com as Sagradas Escrituras e da Tradição Sagrada da Igreja, que é incriado à luz da Graça de Deus, é divino energia. Que eles realmente ver a luz aqueles que se tornou devoto (através theosis) homens como o mais alto, ea Paramount experiência de theosis e vendo a esta luz de Deus. Esta é a glória de Deus, o brilho, a luz Taborian, a luz da Ressurreição de Cristo e do Pentecostes e da nuvem iluminada do Antigo Testamento. Actual luz incriada de Deus e não simbólica como Varlaam e seus gostos falsamente acreditava.
Na continuação toda a Igreja, com três sínodos grande em Constantinopla, São Gregório Palamas justificadas e declarou que a vida em Cristo não é simplesmente a moralização do homem, mas seu theosis, o que significa a participação na glória de Deus, a visão de Deus, da Sua Graça e de Sua luz incriada.
Até hoje os ocidentais consideram a graça divina para ser criada, a energia de Deus. Esta é infelizmente uma das nossas muitas diferenças, que deve ser levado seriamente em consideração no diálogo teológico com os católicos romanos. Não é apenas o "Filioque", o primado da competência, da infalibilidade "do Papa, as diferenças básicas entre a Igreja Ortodoxa e os papistas. É também o acima. Se os católicos não aceitam que a graça de Deus é incriado, não podemos juntar a eles, mesmo se eles aceitam tudo o resto. Para quem vai operar o theosis, se a graça divina é criado e energia não incriado do Santíssimo Espírito?
Por Archmandrite George, Abbott do Mosteiro de Santo de São Gregório, "Theosis como o objetivo da vida do homem", pg 34-41
Da revista "com a consciência". Emissão do Mosteiro de Santo da Grã-Meteora, dezembro 2006.

pelo Arquimandrita George Capsanis

Prefácio

É muito ousada para alguém para falar sobre Theosis sem antes ter provado isso. Mas temos ousado que está além do nosso poder, porque temos fé na misericórdia de nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo.
Isso é feito de modo a não esconder de nossos irmãos cristãos mais alto e final propósito de nossa vida, aquele para o qual fomos criados.
Isso é feito para que se torne claro que a única forma verdadeiramente Ortodoxa da orientação pastoral é a que se destina a levar a Theosis, e não é, como no cristianismo ocidental, que visa uma perfeição moral para o homem, que não dependem de Deus Grace.
Isto é feito para que todos os desejos podem o que é melhor e lutar por mais alto. Esta é a única coisa capaz de saciar a profundidade da sede da psique para o Absoluto ... Deus Uno e Trino.
Isto é feito para que transborde com gratidão para com nosso Criador e do Criador para a Sua grande presente para nós, Theosis por Grace.
Isso é feito para que tenhamos consciência da impossibilidade de substituição da nossa Santa Igreja como a única comunidade de Theosis na terra.
Isto é feito para que a magnificência ea verdade de nossa Fé Ortodoxa deve ser revelado como a única fé que ensina e proporciona aos seus membros Theosis ..
Isto é feito para que nossa psique deve ser consolada, porque, independentemente do grau em que eles foram envenenados e escurecido pelo pecado, que anseiam pela luz do rosto de Cristo.
Misericordioso Senhor, em Seu amor sem limites, o prazer em fazer-nos dignos de entrar no caminho da Theosis antes de deixar o mundo presente temporal.
Misericordioso Senhor, em sua busca por Theosis, guia dos nossos irmãos ortodoxos, que não se alegram porque eles são inconscientes da magnificência do fato de que eles são "chamados a ser deuses.
Senhor misericordioso, também guiar os passos dos cristãos heterodoxos tomar consciência da sua verdade, de modo que eles não são deixados de fora Seu bodas, privados da graça de Theosis.
Misericordioso Senhor, tende piedade de nós e do seu mundo! Amen.

O abade do Mosteiro de São Gregorio, Santa montanha de Monte Athos
(Assinado) Arquimandrita George

A questão do destino de nossas vidas é muito séria, que diz respeito à questão mais importante para o homem: para quê estamos colocados na terra? Se o homem assume uma postura correta sobre este assunto, se ele encontra o seu verdadeiro destino, então ele será capaz de ter uma visão correta em relação a questões específicas que surgem na nossa vida diária, nas nossas relações com nossos semelhantes, em nossos estudos , profissão, casamento e do rolamento e da educação das crianças. Se ele não se relaciona corretamente a esta questão básica, então ele também irá falhar em fins específicos da vida, para o que significado pode ter uma finalidade específica, se a vida humana como um todo não tem sentido?
Propósito de nossa vida está declarado no primeiro capítulo da Bíblia Sagrada, quando o autor sagrado nos diz que Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança ". A partir disso, descobrir o grande amor do Deus Uno e Trino tem para o homem: Ele não deseja que ele simplesmente ser um ser com certos dons, qualidades determinadas, uma certa superioridade sobre o resto da criação, Ele deseja que ele seja um Deus pela graça.

Externamente, o homem parece existir de uma forma puramente biológico, como os outros seres vivos, dos animais. Claro, ele é um animal, mas "um animal ... que está em processo de Theosis através de sua inclinação para Deus "[1], Como São Gregório, o Teólogo diz em sua forma característica. Ele é o único ser que se distingue de tudo o mais na criação, porque ele é o único que pode se tornar um deus.
A expressão "à sua imagem", descreve os dons que Deus deu apenas ao homem, a fim de completar-lo como um ícone de Deus, e não a nenhuma das suas outras criaturas. Estes presentes são: um logos-nous relacionados, de consciência, e da soberania individual, ou seja, a liberdade, a criatividade, o eros eo desejo de uma absoluta e por Deus, auto-consciência, e qualquer outra coisa que coloca o homem acima de todos os outros seres vivos em criação e faz dele um homem e uma individual. Ou seja, tudo o que faz do homem uma pessoa. Estes são os carismas, através da qual somos formados "à sua imagem".
Tendo sido formado "em sua imagem ', o homem é chamado a ser concluída" à Sua semelhança. Esta é Theosis. O Criador, Deus, por natureza, chama o homem para se tornar um Deus pela graça.
Os carismas forma que nós "à sua imagem" foi dado ao homem por Deus, a fim de que ele pode chegar muito alto, para que através deles ele pode obter uma semelhança com Deus, seu Criador, de modo que ele possa ter não só um externo, relação moral, mas uma união pessoal com seu Criador.
Talvez seja muito ousada para nós mesmo que dizer ou pensar que o nosso propósito de vida é tornar-se deuses por Grace. No entanto, nem a Bíblia nem os Padres da Igreja escondeu isso de nós.
Infelizmente, a ignorância não só existe em pessoas fora da Igreja, mas também em muitos dentro da Igreja, porque assumem que o objectivo da nossa vida é, na melhor das hipóteses, o aperfeiçoamento moral simples, tornar-se melhor os homens, quando somos informados pelo Evangelho , pela Tradição da Igreja, e os santos Padres, que o propósito da nossa vida não é só isso. O homem deve tornar-se melhor do que ele é, mais moral, mais justa, mais auto-controlado, mais conscientes, todos estes devem acontecer, mas nenhum deles é o grande propósito, o objectivo final para que o nosso Criador e Criador homem moldado.
Qual é esse propósito? Theosis - para o homem estar unido a Deus, não em uma externa ou uma forma sentimental, mas ontologicamente, de uma forma real. A humanidade é colocada tão alta em antropologia ortodoxa que se compararmos com as antropologias de todas as filosofias ou dos sistemas sociais e psicológicos que será muito fácil descobrir como estes são pobres, o pouco que eles correspondem a grande anseio do homem por algo muito grande e verdadeiro em sua vida.
Desde que o homem é "chamado a ser um deus", ou seja, foi criado para se tornar um deus, contanto que não se encontra no caminho da Theosis ele sente um vazio dentro de si ... ele sente que algo não está indo bem, então ele não é alegre, mesmo quando ele está a tentar cobrir o vazio com outras atividades. Ele pode numb si mesmo, criar um mundo fascinante, ou gaiola e aprisionar-se dentro deste mundo, mas ao mesmo tempo, ele continua pobre, pequeno, limitado. Ele pode organizar a sua vida de tal forma que ele quase nunca é em paz, nunca sozinho consigo mesmo. Rodeado por ruído, tensão, televisão, rádio, informação contínua sobre isto e aquilo, ele pode tentar esquecer, como se com drogas, não para pensar, não se preocupe, não se lembrar de que ele está no caminho errado e se desvia de sua propósito.
No final, o pobre homem contemporâneo não encontra descanso até que ele descobre que 'algo mais', a maior coisa, a única coisa que realmente existe em sua vida que é verdadeiramente belo e criativo.
O homem pode unir-se com Deus? Ele pode comungar com Ele? Ele pode tornar-se Deus pela graça?

Causa de Theosis do homem

Os Padres da Igreja dizem que Deus se fez homem a fim de tornar o homem um deus. Se Deus não tivesse tomado carne, o homem não seria capaz de alcançar Theosis.
Nos anos antes de Cristo, muitas pessoas sábias e virtuosas tinha aparecido. Por exemplo, os antigos gregos tinham alcançado padrões muito elevados de filosofia sobre o bem e sobre Deus. Sua filosofia, de fato, continha as sementes da verdade, o chamado 'logos spermaticos'. Além disso, eles eram pessoas muito religiosas, mas é claro que eles não sabiam o verdadeiro Deus, pois eles eram idólatras, ainda muito piedoso e temente a Deus as pessoas. Eles não eram ateus, como alguns contemporâneos, mal informados das nossas representá-los, aqueles que não sabem o suficiente sobre estas coisas. Por esta razão, ao tentar remover sua fé em Deus a partir da psique do nosso povo devoto, mesmo sem o seu consentimento, educadores, professores, políticos e governadores civis agir de forma incompatível com a memória da raça grega, e assim eles cometem " hybris '[1] na antiga acepção da palavra. Em essência, eles tentam de-hellenise nosso povo, porque a tradição dos gregos, ao longo de nossa recente antiga e moderna história, é uma tradição de piedade e respeito por Deus. Todas as contribuições em todo o mundo cultural do helenismo foi e é com base neste piedade e respeito por Deus.
Na filosofia dos antigos gregos, podemos perceber um certo desejo para o Deus desconhecido ... para a experiência de Deus. Eles eram fiéis e devotos, mas eles não têm o conhecimento verdadeiro e completo de Deus, como eles ainda não tinham comunhão com Deus, para que Theosis não foi possível para eles.
No Antigo Testamento, encontramos também muitas pessoas justas e virtuosas, mas a plena união com Deus, Theosis, só se torna possível ... só é alcançado ... com a encarnação do Logos divino.
Este é o propósito da encarnação de Deus. Se o propósito da vida do homem era simplesmente para tornar-se moralmente melhor, não haveria necessidade de Cristo ao vir ao mundo, ou para todos estes eventos da Providência divina para acontecer, pois a encarnação de Deus, na cruz, a morte ea ressurreição do Senhor, e tudo o que nós, cristãos, acreditamos ter acontecido por Cristo. A raça humana poderia ter sido ensinado a tornar-se moralmente melhor pelos filósofos, pelos homens justos e professores, ou pelos profetas.
Sabemos que Adão e Eva foram seduzidos pelo diabo e não queria colaborar com Deus, que desejava tornar-se deuses, não através da humildade, obediência, ou amor, mas com base em seu próprio poder, sua obstinação, egoisticamente e de forma autónoma. Isso quer dizer que a essência da queda é egoísmo. Assim, através da adopção de egoísmo e de auto-afirmação, eles se separaram de Deus, e ao invés de atingir Theosis, eles conseguiram exatamente o oposto: a morte espiritual.
Como dizem os Padres da Igreja, Deus é a vida. Então, quem se separa de Deus, separa-se da vida. Portanto, a morte e necrose espiritual (isto é, física e espiritual da morte) são o resultado da desobediência do primeiro-criado.


Nós todos sabemos que as conseqüências da queda. Separação de Deus, o homem atirou na vida carnal, bestial e demoníaco. A criação brilhante de Deus caiu gravemente doente, quase à morte. O que tinha sido feito "à Sua imagem foi danificada. Desde a queda, o homem já não tem as qualificações que ele precisa para avançar para Theosis, como tinha antes de pecar. Nesta situação de doença grave, quase morto, ele já não pode re-orientar-se para Deus. Assim, há uma necessidade de uma nova raiz para a humanidade; a necessidade de um novo homem, que vai ser saudável e capaz de redirecionar a liberdade do homem para com Deus.
Esta nova raiz, o novo homem, é o homem-Deus, Jesus Cristo, o Filho eo Logos de Deus, que encarna a se tornar a nova raiz, o novo começo, o fermento novo da humanidade.
Como São Gregório de Nazianzo, o Teólogo, diz em seus escritos teológicos, com a encarnação do Logos, segundo uma comunhão entre Deus ea humanidade é realizado. A primeira comunhão foi em Paraíso. Isso foi quebrado. O homem foi separado de Deus. O Deus todo-bom, então prevista para o outro, segundo uma comunhão que não pode ser cortada, uma união de Deus e dos homens. Esta segunda comunhão de Deus e dos homens que acontece na pessoa de Cristo.
O Deus-homem Cristo, o Filho e o Logos de Deus, o Pai, tem duas naturezas perfeitas: divina e humana. Essas duas naturezas estão unidas perfeito ", sem mudança, sem confusão, sem separação, sem divisão 'na pessoa de Cristo, segundo a famosa definição da Quarta Santo Conselho Ecumênico em Calcedônia, já sob a orientação do Espírito Santo. Para resumir, essa definição faz todo o arsenal teológico de nossa Igreja Ortodoxa contra as heresias cristológicas de todos os tipos em todas as idades. Portanto, temos um Cristo com duas naturezas, divina e humana.
Agora, porque Cristo é o Deus eterno, o homem através da união hipostática das duas naturezas na pessoa de Cristo, a natureza humana é irrevogável unificado com a natureza divina.

Como o homem-Deus, Ele ascendeu ao céu.
Como o homem-Deus, Ele está sentado à direita do Pai..
Como o homem-Deus, Ele irá julgar o mundo na Segunda Vinda.

Conseqüentemente, a natureza humana é agora entronizado no seio da Santíssima Trindade. Já não pode nada de cortar a natureza humana fora de Deus. Agora, depois da encarnação do Senhor - não importa o quanto nós, como homens do pecado, não importa o quanto nós nos separamos de Deus - se, através do arrependimento, nós desejamos unir-se novamente com Deus, podemos ter sucesso. Podemos unir com Ele e assim tornar-se deuses por Graça.
A Contribuição da Theotokos à Theosis do homem
Então, o Senhor Jesus nos dá esta possibilidade de se unir com Deus e voltar ao objetivo principal que Deus ordenou para o homem, portanto Ele é descrito nas Escrituras Sagradas como o caminho, a porta, o bom pastor, a vida, a ressurreição, a luz. Ele é o novo Adão, que os direitos do errado do primeiro Adão. O primeiro Adão nos separou de Deus com sua desobediência e seu egoísmo. Com o seu amor e sua obediência ao Pai, a obediência até a morte, a 'morte na cruz ", o segundo Adão, Cristo, nos traz de volta uma vez mais a Deus. "Ele mais uma vez orienta a nossa liberdade para com Deus, oferecendo-Lhe a nossa liberdade, nos unimos com ele.
O trabalho do novo Adão pré-supõe o trabalho da nova Eva, a Panaghia que corrigir o mal feito pelo véspera de idade. Eva levou Adão a desobediência. A nova Eva, a Panaghia, contribui para a encarnação do novo Adão, que irá guiar a humanidade para a obediência a Deus. Portanto, como a primeira pessoa que conseguiu Theosis humanos - em uma excepcional e, claro irrepetível, a forma - a Theotokos senhora desempenhou um papel na nossa salvação, que não só foi fundamental, mas necessário e insubstituível ..
De acordo com Nicholas Cabasilas, o grande teólogo do século 14, se o Panaghia, em sua obediência, não tinha oferecido a sua liberdade ao nosso Deus - se não tivesse dito 'sim' a Deus - Deus não teria sido capaz de encarnar. Uma vez que Deus tinha dado a liberdade para o homem, Ele não teria sido capaz de violar o seu dom, Ele não teria sido capaz de encarnar se não tivesse sido tão pura, toda santa, imaculada psique como a Theotokos, que ofereceria sua liberdade, sua vontade, todos se entregam totalmente a Deus, a fim de atraí-lo para si e para nós.
Devemos muito a Panaghia. É por isso que homenageia a nossa Igreja e venera a Theotokos tanto, para que São Gregório Palamas, resumindo teologia patrística, diz que o nosso Panaghia detém o segundo lugar após a Santíssima Trindade, que é de Deus depois de Deus, a fronteira entre o criado e o incriado. "Ela leva aqueles que estão sendo salvos", segundo a expressão de uma outra multa por um teólogo de nossa Igreja. Recentemente São Nicodemos da Santa Montanha, a luminária firmes e professor da Igreja, assinalou que as filas angelicais mesmos são iluminados pela luz que recebem do Panaghia.
Portanto, ela é elogiada por nossa Igreja como "mais ilustre do que os Querubins e incomparavelmente mais gloriosa que o Serafim".
A encarnação do Logos e do Theosis do homem são o grande mistério da nossa fé e Teologia.
Nossa Igreja Ortodoxa vive isso todos os dias com seus mistérios, com seus hinos, com seus ícones, com a sua vida inteira. Mesmo a arquitetura de um testemunhas Igreja Ortodoxa a isso. A grande cúpula das igrejas, em que o Pantocrator é pintado, simboliza a descida do Céu à Terra, que nos diz que dobrado o Senhor 'Down The Heavens e desceu. O evangelista São João (Jo 1:14) escreve que Deus se fez homem e habitou entre nós ".
Então, nós representamos a Theotokos na abside do altar para mostrar que Deus vem à terra e aos homens por meio dela, porque Ele se fez homem através da Theotokos. Ela é "a ponte pela qual Deus desceu ', e novamente," ela que conduz os da terra ao céu ", o Platytera dos Céus, o espaço do incontrolável, que continha a Deus incontrolável dentro de si para a nossa salvação.
Para continuar, nossas Igrejas mostram homens deificados, aqueles que se tornaram deuses pela graça, porque Deus se fez homem. Em nossas Igrejas Ortodoxas podemos imaginar não só o Deus encarnado, Cristo e Sua Mãe imaculada a Theotokos Senhora, mas também mostrar os santos ao redor e abaixo do Pantocrator, em todas as paredes da Igreja, pintamos os resultados da encarnação de Deus: santo e os homens divinizados.
Assim, quando entramos em uma Igreja Ortodoxa e ver os ícones bonitos santo, esta é uma experiência imediata através dos quais nós aprendemos o que é plano de Deus para o homem, qual é o propósito da nossa vida.
Tudo na Igreja fala-nos sobre a encarnação de Deus e do Theosis do homem.


Aqueles que desejam unir-se com Jesus Cristo e, através de Cristo, com Deus Pai, reconhecemos que esta união é realizada no corpo de Cristo, que é nossa Santa Igreja Ortodoxa. Evidentemente, a União não está com a essência divina, mas com a natureza humana de Cristo divinizado. Mas isso não a união com Cristo é externa, nem é simplesmente moral.
Nós não somos seguidores de Cristo da forma que se poderia talvez seguir um filósofo ou um mestre. Somos membros do corpo de Cristo, a Igreja. A Igreja é o corpo de Cristo, o corpo real, não uma moral, como alguns teólogos ter escrito errado, não consultaram com profundidade suficiente para o espírito da Santa Igreja. Apesar de nossa indignidade e pecado, Cristo leva-nos cristãos e nos incorpora em seu corpo. Ele nos faz membros do mesmo. Tornamo-nos verdadeiros membros de Cristo, não apenas seguidores de um código de moralidade. Como o Apóstolo Paulo diz: 'Nós somos membros do seu corpo, de sua carne, e de seus ossos' (Ef 5:30).
Certamente, dependendo do estado espiritual dos cristãos, às vezes são membros vivos do Corpo de Cristo, em outras vezes eles estão mortos. Mesmo como membros mortos, continuamos a não deixarem de ser membros do corpo de Cristo. Por exemplo, alguém que é batizado tornou-se um membro do corpo de Cristo. Se ele não confessa, não tomar a comunhão, não vive uma vida espiritual, ele é membro do corpo de Cristo morto, mas quando ele se arrepender, ele imediatamente recebe a vida divina. Esta permeia e ele se torna um membro vivo do corpo de Cristo. Alguém como este não precisa ser re-batizado. Alguém que nunca foi batizado, no entanto, não é um membro do corpo de Cristo, mesmo que ele vive uma vida moral de acordo com padrões humanos. Para se tornar um membro do corpo de Cristo, a fim de serem incorporados em Cristo, ele precisa ser batizado.
Uma vez que somos membros do corpo de Cristo, a vida de Cristo é oferecido a nós e se torna a nossa vida. Portanto, estamos animados, salvos e deificado, ainda assim, não podia ser divinizado, se Cristo não nos fez membros de Seu corpo, que não poderiam ser salvas se os Mistérios Santo da Igreja não existe. Estes fazem-nos um só corpo com Cristo, e que, segundo os Padres da Igreja, nós compartilhamos o mesmo corpo eo mesmo sangue de Cristo ... estamos, de facto, um corpo e um sangue de Cristo.


Que grande bênção que o imaculado município através de Mistérios! Cristo se torna nosso, a vida de Cristo se torna nossa; Seu sangue torna-se nosso sangue. São João Crisóstomo diz que Deus não tem mais nada para dar ao homem do que o que lhe dá na Sagrada Comunhão. O homem não pode pedir algo mais de Deus do que o que ele recebe de Cristo na Santa Comunhão.
Assim, sendo batizados, crismados, confessando, comungamos com o Corpo eo Sangue do Senhor, e nós também tornar-se deuses por Grace; nos unimos com Deus, somos mais estrangeiros, pois temos a familiarizar-se com Deus.
Dentro da Igreja em que nos unir com Deus, vivemos esta realidade nova que Cristo trouxe ao mundo: a nova criação. Esta é a vida da Igreja, de Cristo, que se torna nossa como um dom do Espírito Santo.
Tudo na Igreja leva a Theosis, a Sagrada Liturgia, os Mistérios Culto divino, a pregação do Evangelho, do jejum, todas estas levam a essa coisa. A Igreja é o único lugar de Theosis.
A Igreja não é uma organização social, cultural ou histórico, e não se assemelha a outras organizações no mundo. Não é como os estabelecimentos de diferentes partes do mundo. O mundo tem multa instituições, organizações de multa, os estabelecimentos de multa e outras coisas bem, mas a nossa Igreja Ortodoxa é o irrepetível, o único local para a comunicação de Deus com o homem para o Theosis do homem. Somente dentro da Igreja, o homem pode tornar-se um deus, e em mais lado nenhum: não nas universidades, não em serviços sociais, não em qualquer uma das finas e as coisas boas que o mundo tem. Nenhum desses é capaz de oferecer o que a Igreja oferece, por muito bom que elas sejam.
Não importa o quanto as instituições mundano eo progresso de sistemas, que nunca pode substituir a Igreja.
É possível que nós fracos e pecadores passam por crises e dificuldades ao longo do tempo dentro da Igreja. É possível que os escândalos que acontecem no seio da Igreja. Todas estas acontecem na Igreja, porque estamos ainda a caminho de Theosis, e é muito natural que as fraquezas humanas ainda existem. Estamos nos tornando deuses, mas ainda não. Portanto, não importa quantas vezes estas coisas acontecem, não vamos deixar a Igreja, porque dentro da Igreja, temos a única possibilidade de se unir com Deus.
Por exemplo, quando vamos à igreja para participar do serviço, podemos encontrar pessoas há que não pagam a atenção para o santo serviço; titulares de conversas e desviar a nossa atenção. Em seguida, vem um pensamento parece razoável que diz: 'O que você ganha vindo a Igreja? Não seria melhor sentar-se em casa na maior paz e conforto?
No entanto, temos de contrariar este pensamento o mal com o critério: "Sim, talvez eu terei mais baratos paz em casa, mas não vai ter graça de Deus para divinizar e santificar-me. Eu não terei de Cristo, que está presente em Sua Igreja. Eu não terei Seu Santo Corpo e seu Sangue precioso, que estão no altar sagrado na sua santa Igreja. Eu não vou participar da Santa Ceia da Sagrada Liturgia. Eu vou ser cortado de colegas meus irmãos em Cristo, juntamente com quem forma o corpo de Cristo ".
Então, o que pode acontecer, não vamos deixar a Igreja, porque só nela é que encontramos o caminho para Theosis.


De acordo com os ensinamentos da Bíblia Sagrada e os Padres da Igreja, o homem é capaz de alcançar Theosis porque dentro da Igreja Ortodoxa de Cristo, a Graça de Deus é incriado. Deus não é apenas essência, como o Ocidente acha, e Ele é também energia. Se Deus fosse apenas a essência, não poderia se unir com Ele, não podia comungar com ele, porque a essência de Deus é maravilhoso e inacessível para o homem, tal como foi escrito [RA1] : "Nunca o homem vai ver o meu rosto e viver" (Êxodo 33:20).
Vamos dar um exemplo relevante de coisas humanas. Se agarrar um fio elétrico desencapado, vamos morrer. No entanto, se ligar uma lâmpada para o mesmo fio, somos iluminados. Vemos, desfrutar, e são assistidas por, a energia da corrente elétrica, mas não somos capazes de captar a sua essência. Vamos dizer que algo semelhante acontece com a energia incriada de Deus.
Se fôssemos capazes de unir-se com a essência de Deus, nós nos tornaríamos deuses na sua essência. Então, tudo se tornaria um deus, e não haveria tanta confusão que, essencialmente, nada seria um deus. Em poucas palavras, este é o que acreditam nas religiões orientais, por exemplo, no hinduísmo, onde o deus não é uma existência pessoal, mas um poder indistinto dispersos por todo o mundo, nos homens, nos animais e objetos (Panteísmo).
Mais uma vez, se Deus tivesse apenas a essência divina - de que não podemos participar - e não teve Suas energias, ele continuaria a ser um Deus auto-suficiente, fechado em si mesmo e incapaz de se comunicar com suas criaturas.
Deus, segundo a visão ortodoxa teológica, faz parte de uma Trindade ea Trindade em um Uno. Como São Máximo, o Confessor, São Dionísio Areopagita, e outros santos Padres repetidamente dizer, Deus é preenchido com um eros divino, um amor divino pelas suas criaturas. Por causa deste amor infinito e êxtase de seu, ele sai de si mesmo e tenta se unir com eles. Isto é expresso e realizado como Sua energia, ou melhor, suas energias.
Com estes, Suas energias incriado, Deus criou o mundo e continua a preservá-la. Ele dá a essência e substância ao nosso mundo através de sua essência de criação de energias. Ele está presente na natureza e preserva o universo com Suas energias de conservação; Ele ilumina o homem com Suas energias iluminante; Ele santifica-lo com Suas energias santificante. Finalmente, Ele diviniza-lo com Suas energias endeusamento. Assim, através de suas energias incriado, Deus santo entra natureza, o mundo, a história ea vida humana.
As energias de Deus são energias divinas. Eles também são Deus, mas sem sua essência. Eles são Deus, e portanto eles podem divinizar o homem. Se as energias de Deus não estava divino e incriado, não seria Deus e por isso eles não seriam capazes de idolatrar nós, para nos unir com Deus. Haveria uma distância intransponível entre Deus e os homens. Mas como Deus as energias divinas, e se une a nós por estas energias, somos capazes de comungar com Ele e unir-se com Sua graça, sem se tornar parecidos com Deus, como aconteceria se nós unidos com Sua essência.
Então nos unimos com Deus através de Suas energias incriado, e não através de sua essência. Este é o mistério da nossa fé ortodoxa e à vida.
Hereges ocidental não pode aceitar isso. Ser racionalista, não distinguir entre a essência ea energia de Deus, então eles dizem que não se pode falar Theosis do homem, porque Deus é apenas a essência, pois, nessa base, como o homem pode ser deificado, quando eles não aceitam que o divino energias são incriado, mas considerá-los criado? Como pode algo criado divinizar o homem, isto é, como pode uma coisa fora de Deus divinizar o homem?
A fim de não cair no panteísmo, eles não falam sobre Theosis em tudo. O que, então, segundo eles, permanece como o propósito da vida humana? Basta aperfeiçoamento moral. Se o homem não pode ser divinizado com a graça divina e as energias divinas, que fim a sua vida não tem? Só que ele se torna moralmente melhor. Mas a perfeição moral não é suficiente para o homem. Não é suficiente para nós simplesmente para se tornar melhor do que antes, simplesmente para realizar atos morais. Temos como nosso objetivo final de se unir com Deus Santo. Este é o propósito da criação do universo. Isto é o que desejamos. Esta é a nossa alegria, nossa felicidade e nossa satisfação.
A psique do homem, que é criado à imagem e semelhança de Deus, anseia por Deus e união com Ele. desejos. Não importa o quanto moral, como bom homem pode ser, não importa quantas boas ações que ele pode realizar, se não encontrar Deus, se não se unir com ele, ele não encontra descanso. Para santo Deus colocou dentro de si esta sede santos, o eros divino, o desejo de união com Ele, para Theosis, então ele tem em si o poder erótico, que ele recebe de seu Criador, a fim de amar verdadeiramente, fortemente, de forma desinteressada. .. assim como o seu Criador santo se apaixona por seu mundo, com suas criaturas. Isto é assim que, com este santo impulso erótico e poder amar, ele se apaixona por Deus. Se o homem não tinha a imagem de Deus em si mesmo, ele não seria capaz de buscar o seu protótipo. Cada um de nós é uma imagem de Deus, e Deus é o nosso protótipo. A imagem busca o protótipo, e somente quando ele encontra o faz encontrar descanso.


No século XIV, houve uma grande revolução na Igreja, que foi provocado por um monge ocidental, Barlaam. Ele ouviu que Athonite monges falou sobre Theosis. Ele foi informado que, depois de muita luta, a limpeza das paixões, e muita oração, eles se tornaram dignos de se unir com Deus, ter experiência de Deus, para ver Deus. Ele ouviu que eles viram a luz incriada que os Apóstolos tinham visto durante a Transfiguração de nosso Salvador Cristo no Monte Tabor.
Mas Barlaam, tendo o ocidental, espírito herético racionalista, foi incapaz de perceber a autenticidade dessas experiências divino dos monges humilde, então ele começou a acusar o Athonite monges como se foram eles que foram iludidos, herético, eles foram os idólatras . Porque ele não sabia nada sobre a diferença entre a essência ea energia incriada de Deus, ele disse que é impossível para alguém que vê a graça de Deus.
Então, a Graça de Deus revelado um grande professor e iluminado da nossa Igreja, o Athonite São Gregório Palamas, Arcebispo de Salónica. Com muita sabedoria e iluminação de Deus, mas também de sua experiência pessoal, ele disse e escreveu que ensinou muito, de acordo com as Sagradas Escrituras e da Tradição Sagrada da Igreja, que a luz da graça de Deus é incriado, que é um energia divina, de modo que em homens fato divinizado ver essa luz como o final, a maior experiência de Theosis, e eles são vistos dentro desta luz de Deus. Esta é a glória de Deus, o seu esplendor, a luz do Monte Tabor, a luz da Ressurreição de Cristo e do Pentecostes, ea nuvem brilhante do Antigo Testamento. É a verdadeira luz incriada de Deus, e não simbólica como Barlaam e outros que pensavam como ele acreditou em sua ilusão.
Para continuar, em três Sínodos grande em Constantinopla, a Igreja inteira justificada São Gregório Palamas, declarando que a vida em Cristo não é simplesmente a edificação moral do homem, mas Theosis, e que essa participação significa, na glória de Deus, uma visão de Deus, da Sua graça e luz incriada.
Devemos gratidão a Palamas porque, com a iluminação que recebeu de Deus, com sua experiência e sua teologia, ele expressa a experiência eterna da Igreja, e assim nos deu o ensinamento sobre a Theosis do homem. Um cristão não é um cristão simplesmente porque ele é capaz de falar sobre Deus. Ele é um cristão porque ele é capaz de ter experiência de Deus. E, assim como, quando você realmente ama alguém e conversar com ele, você sente sua presença, e você gosta de sua presença, assim que acontece na comunhão do homem com Deus: não existe uma simples relação externa, mas uma união mística de Deus eo homem no Espírito Santo.
Até agora, os ocidentais têm considerado que a graça divina, ou a energia de Deus, é algo criado. Infelizmente, esta é uma das muitas diferenças que devem ser seriamente levada em consideração no diálogo teológico com os católicos romanos. Não é só o Filioque, o primado do poder, e os "infalibilidade" do Papa, que são as diferenças básicas entre a Igreja Ortodoxa e os papistas. É também o acima. Se os católicos não aceitam que a graça de Deus é incriado, não podemos unir-se com eles, mesmo que aceitar todos os outros pontos. Para quem é capaz de Theosis efeito se a graça divina é uma criação e não uma energia incriada do Todo-o Espírito Santo?


Os santos Padres certamente dizer que dentro da Igreja, podemos atingir Theosis. Mas, ao mesmo tempo dizem Theosis é um dom de Deus, não é algo que podemos alcançar a nossa própria. Naturalmente, nós precisa desejar, luta e nos preparar para que sejamos dignos, capazes e receptiva o suficiente para aceitar e guardar este grande dom de Deus, pois Deus não quer fazer nada para nós sem a nossa liberdade, mas, ao mesmo mesmo tempo, Theosis é um dom de Deus, então, por conseguinte, os santos Padres dizem, por um lado, que estamos submetidos Theosis e, por outro lado, que Deus age em Theosis.
Daqui podemos discernir determinadas qualificações que são necessárias no caminho do homem para Theosis. Estes são:

1. Humildade
Ascetismo 2.
3. As práticas espirituais de oração e comunhão


De acordo com os santos Padres, a primeira qualificação necessária é a humildade. Sem humildade, abençoou o homem não pode ser colocado no caminho certo para Theosis, não pode aceitar a graça divina e assim unir-se com Deus. Basta reconhecer que Theosis é o propósito da nossa humildade exigências da vida, pois sem a humildade, como você vai reconhecer que o propósito da sua vida está fora de si mesmo, que é de Deus?
Enquanto o homem vive egocentricamente, anthropocentrically, autonomamente, ele se coloca no centro e finalidade de sua própria vida. Ele acredita que ele pode ser aperfeiçoado por seus próprios esforços; definida por seus próprios esforços; deificado pelos seus próprios esforços. Este é o espírito da civilização contemporânea, a filosofia contemporânea, a política contemporânea: criar um mundo melhor, mais justo, mas para fazer isso de forma autônoma, por si mesmo, para criar um mundo que terá homem no seu centro, sem referência a Deus ; sem reconhecimento de que Deus é a fonte de todo bem. Esta é a culpa que Adão cometeu, acreditando que, apenas com seus próprios poderes, ele poderia tornar-se Deus, poderia concluir-se. A culpa de Adão é um humanista que todos os credos fazer em todas as idades. Eles não consideram que a comunhão com Deus é indispensável para a realização do homem.
Tudo Ortodoxa é theanthropically centrado, o centro é o Deus-homem Cristo. Tudo o que não é ortodoxo tem esse denominador comum: o seu centro é o homem, se é o protestantismo, papismo, a Maçonaria, milenarismo, o ateísmo, ou o que está fora da ortodoxia. Para nós, o centro é o Deus-homem Cristo. Isto significa que é fácil para alguém se tornar um herege, um Millenarianist, um pedreiro ou qualquer outra coisa, mas é difícil tornar-se um cristão ortodoxo. Para se tornar um cristão ortodoxo, primeiro você deve aceitar que o centro do mundo não está sozinho, mas Cristo.
Assim, o início do caminho para Theosis é a humildade, ou seja, que nós reconhecemos que o propósito da nossa vida está fora de nós, é com o nosso Pai, nosso Criador e Criador.
A humildade é necessária para ver que estamos doentes, que são intolerantes, que estamos cheios de fraquezas e paixões.
Novamente, a persistir nesse caminho, alguém que começa o caminho da Theosis deve ter a humildade constante, pois se ele aceita a idéia de que ele consegue perfeitamente apenas usando seus próprios poderes, em seguida, entra o orgulho dele, ele perde o que ganhou e deve começar de novo desde o início, para tornar-se humilde, para ver a sua fraqueza, sua doença humana, e aprender a não confiar em si mesmo. A fim de encontrar-se continuamente no caminho da Theosis, ele precisa depender da graça de Deus.
Por conseguinte, na vida dos santos, a sua grande humildade nos impressiona. Enquanto eles estavam perto de Deus, que brilhou na luz de Deus, pois eles estavam taumaturgos, que exalava mirra, mas, ao mesmo tempo, sobre se acreditava que eles eram muito humildes, muito longe de Deus, que eles foram os piores dos homens. Foi essa humildade deles que os fizeram os deuses por Grace.

2) Ascetismo

Os santos Padres também nos dizem que Theosis tem fases. Começa do mais baixo e progride para o maior. Uma vez que tenhamos a humildade, a fim de se purificar das paixões que nós começamos nosso ascetismo, aplicando o santos mandamentos de Cristo, começando a nossa luta diária em Cristo com arrependimento e muita paciência. Os Santos Padres dizem que, dentro de seus mandamentos Deus se esconde. Quando um cristão observa-los para fora do amor e da fé em Cristo, então ele se une com ele.
De acordo com os santos Padres, esta primeira etapa do Theosis também é chamado de "práxis". Esta é a orientação prática ministrada no início do caminho para Theosis.
Naturalmente, isto não é nada fácil, porque a luta para erradicar as paixões de dentro de nós é grande. Muito esforço é necessário, para que gradualmente terreno baldio nosso interior é purificado de espinhos e as pedras das paixões de modo que possa ser cultivada espiritualmente, e para que a semente do Logos de Deus pode cair e dar frutos. Grande e contínuo esforço no sentido de nós mesmos é necessário para tudo isso. Portanto, o Senhor disse que "o Reino de Deus sofre violência, de modo violento a aproveitá-la" (Mateus 11:12). E, novamente, os santos Padres nos ensinam: "dar o sangue e receber o Espírito", ou seja, você não pode receber o Espírito Santo, se você não dá o sangue de seu coração para a luta para limpar-se das paixões, a fim de se arrepender e realmente em profundidade, e para adquirir as virtudes.
Todas as virtudes são aspectos de uma grande virtude, a virtude do amor. Quando um cristão adquire amor, ele tem todas as virtudes. É o amor que expulsa a causa principal de todos os males e todas as paixões da psique do homem. Esta causa, de acordo com os santos Padres, é egoísmo. Todos os males dentro de nós Primavera do egoísmo, que é um amor de um doente do próprio eu. Esta é a razão pela qual a nossa Igreja tem ascetismo. Sem ascetismo, não há vida espiritual, sem luta, e nenhum progresso. Nós obedecemos, rápido, manter vigília, trabalho com prostrações, e ficar de pé, tudo para que possamos ser purificados de nossas paixões. Se a Igreja Ortodoxa deixa de ser ascética, ela deixa de ser ortodoxo, porque então deixa de ajudar o homem a livrar-se das suas paixões, a fim de tornar-se deuses por Grace.
Os Padres da Igreja desenvolveram um grande ensinamento profundo e antropológica sobre a psique e as paixões do homem. Segundo eles, na psique que pode distinguir as peças inteligente e aceitável. O passíveis, de novo, composto por partes apaixonado e desejante. A parte inteligente contém a capacidade de raciocínio do psiquismo, os pensamentos e as competências cognitivas. As peças são apaixonados as emoções positivas e negativas; amor e ódio. A parte desejando contém os bons desejos das virtudes e dos desejos maus para o prazer, por gozo, a avareza, a gula, a adoração da carne e as paixões carnais. A menos que essas três partes da psique, o inteligente, o apaixonado, eo desejo, são limpos, o homem não pode receber a graça de Deus dentro de si, e não pode ser deificado. A parte inteligente é purificado pela vigilância, que é a contínua vigilância do nous de pensamentos, mantendo os bons pensamentos e rejeitando o mau. A parte passional, mais uma vez, é purificado pelo amor. Finalmente, a parte desejante é lavada pelo auto-controle. Todas estas peças são ambos limpos e santificados pela oração.


Cristo se instala no coração do homem através dos Mistérios Santo: Santo Batismo, Crisma, Sagrada Confissão e da Eucaristia Divino. Os cristãos ortodoxos, que estão em comunhão com Cristo, Deus e Sua graça dentro deles, em seus corações, porque foram batizados, crismados, e confessaram ter recebido a Sagrada Comunhão.
As paixões cobrir Divina Graça enterrar as cinzas como uma faísca. Através da ascese e da oração, o coração é purificado das paixões, a centelha da Graça Divina se reacendeu, eo cristão sente-se fiel a Cristo no coração, o centro de sua existência.
Toda oração da Igreja ajuda a purificar o coração, mas a oração chamada de uma frase simples, também conhecida como a oração noética ou oração do coração, é particularmente útil: "Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim, um pecador '. Esta oração, que sempre foi proferida na Montanha Sagrada, tem a vantagem seguinte: porque é só uma frase, ela nos ajuda a concentrar a nossa nous mais facilmente. Concentrando os nossos nous, que mergulhá-lo em nosso coração, e em seguida, pagar a atenção para se certificar de que não está ocupado com outras coisas lá e ideias, boas ou más, que é ocupado somente com Deus.
A prática desta oração do coração, que com a Graça de Deus pode tornar-se em tempo contínuo, é toda uma ciência, uma arte santa que os santos de nossa fé descrever em detalhe em seus escritos sagrados, e também em uma grande coleção de textos patrísticos chamado de "Philokalia.
Esta oração ajuda e alegra o homem, e quando o cristão avança nessa oração e ao mesmo tempo, sua vida segue os santos mandamentos de Cristo e Sua Igreja, então ele é digno de receber a experiência da Graça Divina. Ele começa a saborear a doçura da comunhão com Deus, para saber o gosto da experiência "O e ver que o Senhor é bom" (Salmos 34:8 ???). Para nós, ortodoxos, Deus não é uma idéia, algo que nós pensamos sobre o que discutimos ou ler sobre, mas uma pessoa com quem entramos em comunhão de vida e de pessoal, é algo que nós vivemos, e alguém de quem recebemos experiência.
Então nós vemos o que é uma grande alegria indizível e indescritível que é ter Cristo dentro de nós e para os cristãos ortodoxos.
No âmbito das suas diferentes preocupações e ocupações de cada dia, que ajuda os cristãos que estão no mundo tanto para encontrar pelo menos alguns minutos de silêncio para exercitar-se nesta oração.
Certamente, quando cumpridas, com humildade e amor, todos os trabalhos e obrigações dirigidas a Deus santificar-nos, mas a oração é também necessário.
Em um quarto silencioso (talvez depois de alguma leitura espiritual, ou depois de acender uma lâmpada de óleo pequena na frente dos ícones e incenso), na medida do possível, longe do barulho e atividade, e depois de outras considerações e pensamentos têm caído calma, eles devem afundar seus nous para o coração dizendo que a oração: "Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim, pecador". Como muita paz e força as psiques retirar do silêncio de Deus! Quanto isso reforça-los durante o dia para que eles possam manter-se calmo, sem a tensão nervosa ea ansiedade, mas têm todas as suas forças unidas em harmonia!
Algumas pessoas em outros lugares, buscar o silêncio da psique, utilizando meios artificiais que são iludidos e demoníaco, como nas chamadas religiões orientais. Eles tentam encontrar um certo silêncio, utilizando exercícios externos, etc meditação, para alcançar um certo equilíbrio da psique e do corpo. A falha em todos estes é que propriamente falando, mesmo quando o homem tenta esquecer as várias considerações do mundo material, ele não tem um diálogo com Deus, mas apenas um monólogo consigo mesmo, para que mais uma vez ele acaba no antropocentrismo, e Desta forma, ele falha.


Experiências de Theosis são proporcionais ao grau de pureza do homem. Quanto mais alguém é purificado das paixões, quanto maior a experiência que ele receberá de Deus, ele vê Deus como ele foi escrito: "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus" (Mt 5:8).
Quando o homem começa a se arrepender, confessar e chorar por seus pecados, ele recebe as primeiras experiências da Graça de Deus. Essas experiências são as primeiras lágrimas de arrependimento, que trazem a alegria inefável da psique, e então a paz profunda, que segue esta. Por esta razão, este luto pelos nossos pecados é chamado de "gladsome luto", como o Senhor também disse em seu bem-aventuranças: "Felizes os que choram, porque serão consolados" (Mt. 5:4).
Depois, passamos a estágios mais elevados de iluminação divina em que o nous é iluminada e vê as coisas, o mundo, e homens com outra graça.
Então o cristão ama a Deus mais, e as lágrimas de novo e diferente a chegar, mais altas, que são lágrimas de amor por Deus, lágrimas de Eros divino. Então ele já não chora por seus pecados, porque ele tem a certeza de que Deus perdoou seus pecados. Estas lágrimas novas, que trazem para a psique de uma maior felicidade, alegria e paz, são uma maior experiência de Theosis.
Depois, o homem adquire desapego: uma vida sem paixões enganosas e fraquezas pecaminosas. Então ele é pacífico e sem perturbações de toda agressão externa, tendo sido entregues a partir de orgulho, o ódio, a maldade, e os desejos da carne.
Esta é a segunda fase da Theosis, chamado "theoria", no decurso da qual o homem, já tendo sido purificados das paixões, é iluminada pelo Espírito Santo, é feita luminosa no caminho de tornar-se divinizado. Theoria significa ver. Theoria de Deus significa uma visão de Deus. Para ver a Deus, ele deve ser um homem divinizado. Assim, a theoria de Deus também significa Theosis.
Claro que, quando ele tem sido cuidadosamente limpos e ofereceu-se inteiramente a Deus, então ele também recebe a maior experiência da graça divina disponíveis para os homens, que, de acordo com os santos Padres, é a visão da luz incriada de Deus. Aqueles que estão muito avançados em Theosis ver essa luz, muito poucos, em cada geração. Santos de Deus vê-lo e aparecer dentro dele, e, aliás, é isso que os halos nos ícones sagrados nos mostrar.
Por exemplo, na vida de São Basílio, o Grande, é dito que, quando São Basílio estava rezando em sua cela, aqueles que foram capazes de vê-lo vi que ele próprio, e até mesmo seu celular, estavam brilhando dentro desta luz incriada de Deus, a luz da graça divina. Na vida de muitos dos Novos Mártires de nossa fé, podemos ler que, depois de torturas horríveis, quando os turcos seus corpos pendurados nas praças da cidade, para intimidar os outros cristãos, em muitas noites uma luz apareceu ao seu redor. Ele brilhou de forma tão clara e brilhante que, porque, dessa maneira a verdade da nossa fé era tão brilhantemente revelado, os conquistadores ordenou-lhes retirado, para que não ficaria envergonhado perante os cristãos, que viram como Deus glorificado Seus santos mártires.
A Graça de Theosis preserva os corpos dos santos incorruptíveis, e estas são as relíquias sagradas que exalam mirra e milagres. Como diz São Gregório Palamas, a Graça de Deus, tendo primeiro Unidos com a psique dos Santos, depois mortalhas seus corpos santos e preenche estes também com Grace: não só seus corpos, mas também suas sepulturas, seus ícones e suas Igrejas . Aqui está a razão pela qual venerar e beijar os ícones, as relíquias sagradas, as sepulturas, e as igrejas dos santos. Através Theosis, todos estes têm algo da Graça de Deus, que o santo tinha em sua psique, por causa de sua união com Deus.
Portanto, na Igreja, nós apreciamos a graça de Theosis não só com a nossa psique, mas também com o nosso corpo, porque, como o templo do Espírito Santo que habita nela, e partes suas lutas com a psique, o corpo é certamente glorificado .
A graça do Senhor, que brota da santa - o Deus-homem Cristo - é derramado em nossos Panaghia, em Santos, e também vem para aqueles de nós que são humildes.
Certamente é importante notar que as experiências dos cristãos nem sempre são experiências de Theosis e tão espiritual. Muitas pessoas têm sido enganados por experiências demoníaca ou psicológica. A fim de que não há perigo de ilusão e nenhuma influência demoníaca, tudo isso deve ser mencionado humildemente ao pai espiritual, que, iluminados por Deus, vai perceber se estas experiências são genuínas ou não, e ele dará a orientação adequada à psique que está confessando. Geralmente, a nossa obediência ao Pai espiritual é um dos pontos mais básicos de nosso caminho espiritual. Através dela podemos adquirir um espírito eclesiástico do discipulado em Cristo, através da qual a legitimidade do nosso esforço é confirmado, a fim de nos orientar no sentido da união com Deus.
Dentro da Igreja, um domínio especial de Theosis é o monaquismo, onde os monges, tendo sido santificado, experiências de receber alta de união com Deus.
Muitos dos monges Theosis que experimentam e santificação também ajudar toda a Igreja, pois, como nós, cristãos acreditam que após a idade longa tradição sagrada da Igreja, a luta dos monges tem um efeito positivo sobre a vida de todos os fiéis que se debatia no mundo. Em nossa Ortodoxia, o povo de Deus tem uma grande reverência para Monaquismo por causa disto.
Afinal, na Igreja, participamos na comunhão dos santos, e experimentar a alegria da união com Cristo. Por isto queremos dizer que dentro da Igreja não estamos isolados, mas membros de uma unidade, uma irmandade, uma comunidade fraterna ... não só entre nós, mas também com os santos de Deus, aqueles que estão vivendo na Terra hoje e aqueles que já passaram. Nem mesmo a morte são cristãos divididos. A morte é incapaz de separar os cristãos, porque eles estão todos unidos no corpo de Cristo ressuscitado.
Portanto, todos os domingos e cada vez que a Divina Liturgia é celebrada, todos nós estamos nele presentes, juntamente com todos os Anjos e todos os Santos através de todas as idades. Mesmo os nossos parentes falecidos estão presentes, se, claro, eles estão unidos com Cristo. Estamos todos lá e se comunicar entre nós misticamente, e não externamente, mas em Cristo.
Isto é evidente durante a Prótese, onde os cristãos as parcelas para o Panaghia, os santos e os vivos e mortos, estão todos colocados na patena em torno de Santo Cristo, o Cordeiro. Após a santificação da santa oferta, todas estas partes estão imersos no Sangue de Cristo.
Esta é a grande benção da Igreja, que somos seus membros e, como membros do corpo de Cristo, não pode se comunicar apenas com Deus, mas também entre nós.
O chefe desse corpo é o próprio Cristo. A vida vem da cabeça ao corpo. O corpo tem certamente membros vivos, mas também tem membros que não têm a mesma vitalidade, nem todos os membros têm uma saúde perfeita. Isso se aplica para a maioria de nós. A vida vem de Cristo e os membros da sua vida, o sangue saudável também trata de outros membros menos saudáveis, de modo que, lentamente, eles também se tornaram fortes e saudáveis. É por isso que temos de estar na Igreja ... para receber saúde e da vida, pois fora do corpo da Igreja não há possibilidade de que podemos recuperar e tornar-se animada.
Tudo isso, evidentemente, não acontece imediatamente. Ao longo de toda a nossa vida do cristão ortodoxo deve lutar para que, lentamente, lentamente dentro da Igreja, com a Graça de Deus, com humildade, arrependimento, oração e dos mistérios sagrados, ele pode ser santificada e divinizada.
Isso, porém, é o propósito da nossa vida, o grande objetivo. Não é exatamente tão importante quanto progredimos. Nossa luta em si, que Deus abençoe abundantemente, tem valor, tanto na idade atual e na idade para vir.


Assim, quando fomos chamados para este grande propósito, para unir-se com Deus, para tornar-se deuses por Grace, e para desfrutar desta grande benção para que nosso Criador e Criador nos fez, mas, muitas vezes, vivem como se este objectivo, grande e nobre não não existe para nós. Devido a isso, nossa vida é cheia de falhas.
Nosso santo Deus moldou-nos para Theosis, portanto, se não estamos deificado, toda a nossa vida é um fracasso.
Vamos mencionar algumas das razões para isso.


Podemos fazer coisas boas e bonitas, podemos estudar, ter uma profissão, formar uma família, adquirir bens ou realizar atos de caridade. Quando vemos o mundo e usar eucarística, como um dom de Deus, então tudo se junta com ele e se torna um caminho para a união com Deus. Se, mesmo assim, não nos unir com Deus, temos falhado, e tudo tem sido inútil.
As pessoas geralmente falham porque são enganados pelos diversos fins secundários da vida. Eles não colocam Theosis primeiro e primário. Eles são absorvidos pelas coisas belas do mundo e perder a visão do eterno. Dão-se completamente para fins secundários, e esquecer "a única coisa necessária» (cf. Lc. 10:42).
Particularmente hoje, as pessoas estão constantemente ocupados, e nós negligenciamos a nossa salvação por causa de todas essas atividades cotidianas. Talvez este seja um esquema do diabo para enganar até os escolhidos. Por exemplo, podemos agora passar o tempo de aprendizagem, estudando, lendo, não temos tempo para rezar, para ir à igreja, ou a confessar-se e tomar a Santa Comunhão. Amanhã teremos reuniões e conselhos, as obrigações pessoais e sociais, como vamos encontrar tempo para Deus? O dia depois de amanhã vamos ter casamentos, a família se preocupa, é impossível envolver em coisas espirituais. Nós, também, repetir continuamente a Deus: "Eu não posso vir ... peço que me têm dispensado" (cf. Lc. 14:19-20).
Assim, todas as coisas belas e legítimas, perdem o seu valor.
Todas essas coisas têm valor real e substancial, quando exercidas com a Graça de Deus, por exemplo, quando tentamos fazer tudo para a glória de Deus, mas apenas quando não paramos anseio e prosseguir com o que está além de estudos, além da profissão , além da família, além de todas as responsabilidades bom e santo e atividades; apenas quando continuamos a Theosis desejo assim, então todos estes encontrar o seu real significado em uma perspectiva eterna. É então que elas são benéficas para nós.
O Senhor disse: "buscai primeiro o Reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas você" (Mt 6:33). O Reino de Deus é Theosis, é quando recebemos a graça do Todo-Espírito Santo. Quando Graça divina vem e reina dentro do homem, que o homem é governado por Deus, e através destes homens divinizados, Graça de Deus vem para os outros homens e à sociedade. Mas como os pais ensinam, na oração do Senhor, "Venha o Teu Reino" significa "a Graça do Espírito Santo vem '. Quando ela chega, é isso que diviniza o homem.


Infelizmente, o espírito de moralismo, que mencionamos anteriormente, ou seja, baseando a vida cristã no aperfeiçoamento moral, tem influenciado negativamente a piedade e espiritualidade dos cristãos, em grau significativo, mesmo aqui em nossa terra. Nós muitas vezes deixam de exercer Theosis por causa de influências ocidentais em nossa teologia.
Orientação que só visa a melhoria moral é antropocêntrica - que é centrado no homem, e em que o esforço humano, domina, e não a Graça de Deus. Em seguida, ele parece como se fosse a nossa própria moralidade que nos salva, e não a Graça de Deus. A vida, nestas condições, não nos dá uma verdadeira experiência de Deus, pois a alma não é verdadeiramente satisfeito porque sua sede permanece unquenched. Este método de orientação foi tentado, e não porque ele não representa o verdadeiro espírito de Igreja de Cristo. Muitas vezes, é responsável pelo ateísmo e pela indiferença de muitas pessoas para a vida espiritual, especialmente entre os jovens.
Em nossos catecismos, sermões e tudo dito por pais, professores, sacerdotes e outros trabalhadores da Igreja, em vez de falar sobre melhorias estéril da humanidade, vamos educar os cristãos para Theosis. Este é o verdadeiro espírito ea experiência da Igreja. Caso contrário, as virtudes, independentemente de quão grandes elas sejam, não, de fato, cumprir a finalidade da vida cristã. Eles são simplesmente os meios que nos preparar para aceitar Theosis, a Graça do Espírito Santo, como São Serafim de Sarov ensinada de forma tão clara.


Esta auto-suficiente humanismo é um sistema sócio-filosófica, que é separado e feito independente de Deus. Ela leva o homem contemporâneo a uma civilização baseada no egoísmo, e isso trouxe a humanidade moderna para um impasse. Em nome do desenvolvimento e da libertação da humanidade que pretende alienar-nos da nossa Fé Cristã Ortodoxa.
Mas há alguma maior desenvolvimento possível para o homem que Theosis?


A orientação que a nossa Igreja Ortodoxa oferece, com os Serviços Santo, a teologia patrística, Monaquismo, é a orientação antropocêntrica. Seu centro é o Deus-homem Cristo, e que leva a Theosis.
Isto traz uma grande alegria em nossa vida, quando sabemos que um grande destino que temos, e bem-aventurança que nos aguarda.
Para definir a nossa visão sobre Theosis adoça a dor em cada prova e todas as preocupações da vida.
Quando nós estamos lutando para o objectivo de Theosis, ou seja, quando vemos uma outra perspectiva como deuses, nossa atitude para com os nossos colegas homens mudanças para melhor. Quanto mais profundo e substancial será a orientação que nós, então, dar aos nossos filhos! Em que uma forma de agradar a Deus um pai e mãe, então, o amor eo respeito de seus filhos, sentindo a responsabilidade e cobrar santo que eles têm em relação a eles, quanto eles vão então ajudá-los, pela graça de Deus, para atingir Theosis, o finalidade para a qual trouxe para o mundo! E como eles vão naturalmente ajudá-los, se eles próprios não sejam orientadas para esse fim, para Theosis? Como muito mais respeito que temos por nós mesmos quando nós sentimos que fomos moldados para esse grande propósito, quando estamos sem o egoísmo eo orgulho que se opõe a Deus!
Certamente, os Santos Padres e teólogos da Igreja dizem que é desta maneira, ao superar o nosso amor-próprio e da filosofia antropocêntrica de egoísmo, que nos tornamos pessoas reais, verdadeiros homens. Então, vamos encontrar a Deus com reverência e amor, mas também atender nossos semelhantes com respeito e dignidade verdadeira não vê-lo como um instrumento de prazer e de exploração, mas como um ícone de Deus destinado Theosis.
Enquanto estamos fechados dentro de nós - no nosso ego - somos indivíduos, mas não pessoas. Uma vez que sair de nossa existência individual fechada e começar, de acordo com esta orientação, com base em Theosis, com a Graça de Deus, mas também com a nossa própria cooperação - para o amor, a oferecer-nos ainda mais a Ele e ao nosso próximo, nós pessoas tornam-se verdadeiros. Isto quer dizer que quando o nosso ego encontra o Tu de Deus, e você do nosso irmão, então começamos a descobrir o nosso eu perdido. Por dentro da comunhão na Theosis para o qual fomos moldados, somos capazes de abrir, de se comunicar, para realmente apreciar um outro ... e não só de uma maneira egoísta.
Este é o ethos da Divina Liturgia, na qual aprendemos a superar o estreito, o interesse atomístico a que o diabo, os nossos pecados, nossas paixões e obrigam-nos, e ao invés de aprender a se abrir para uma comunhão de sacrifício e amor em Cristo.
A consciência da sua vocação de sua grande ou seja, de Theosis, conforto e realmente conclui o homem.
O humanismo de nossa Igreja Ortodoxa baseia-se neste grande vocação do homem e, portanto, que desenvolve todos os seus poderes ao extremo.
Que outra forma de humanismo, porém progressiva e liberal que possa parecer, é tão revolucionário como o da Igreja que é capaz de tornar o homem um deus? Apenas o humanismo da Igreja chega tão alto.
Hoje, especialmente, quando tantos tentam enganar o povo e, em particular os jovens, projetando humanismos falso que no homem mutilar efeito e não completar ele, a ênfase dada neste guia da Igreja tem uma grande importância


Hoje, os jovens procuram experiências. Eles não se contentam com uma vida materialista, nem com a sociedade racionalista que sua mão para baixo para os anciãos. Nossos filhos, sendo ícones de Deus ", chamados a ser deuses, buscar algo além das formas lógicas da filosofia materialista e atéia educação que nós oferecemos a eles. Eles procuram experiências de vida verdadeira. E, certamente, não é suficiente para que seja dito acerca de Deus. Eles desejam a experiência dele, da sua luz, da Sua graça. Muitas delas procure em vão, recorrendo a muitos substitutos baratos para encontrar algo fora ou além da lógica, porque eles não sabem que a Igreja tem tanto a capacidade de confortá-los e eles a experiência de sede.
Outros são levados a misticismos orientais, como yoga, outros ainda com o ocultismo ou o gnosticismo, e, finalmente, infelizmente, até satanismo definitivas.
Mesmo na moral que eles não sabem nenhum limite, para a moralidade, uma vez separada da sua essência e privado de sua finalidade, que é a uni-los com Deus santo, acaba por ter sentido absolutamente nenhum.
Então fenômenos trágicos como a anarquia eo terrorismo tornaram-se comuns, de modo que muitos jovens se entregam a todo tipo de extremismo e violência contra seus semelhantes, no fundo, eles desejam satisfazer um dinamismo que eles têm dentro de si. Esse profundo desejo deles não é cumprida, simplesmente porque não chance sobre esta orientação do Theosis.
A maioria dos jovens, e não apenas os jovens, desperdiçam o tempo precioso de suas vidas, bem como os poderes que Deus lhes deu para a realização da finalidade de Theosis, na caça para o prazer e adoração carnal. Infelizmente, é muitas vezes com a tolerância do Estado a que sejam os seus ídolos contemporâneos, seus contemporâneos "deuses", causando grande corrosão para os seus corpos e psiques.
Viver sem ideais que seja, embora outros resíduos em várias ocupações despropositadas, insípido e prejudiciais; sentir algum prazer em dirigir carros em velocidade excessiva nas estradas - muitas vezes com resultados trágicos de lesão e morte - e outras, mais uma vez, depois de muitas explorações, rendição incondicional a uma dependência demoníaca sobre drogas, a nova praga de nosso tempo.
Finalmente, as pessoas o suficiente, depois de uma vida relativamente curto e cheio de falhas e desilusões, consciente ou inconscientemente, buscam um fim ao tormento de sua busca vão, infelizmente, recorrendo à forma extrema de desespero, o suicídio.
Nem todos os jovens que recorrem a estas coisas irracionais e trágicas são hooligans. Eles são jovens, filhos de Deus, nossos filhos também, que, decepcionado com o materialista, egoísta sociedade que legar a eles, não achar que para o qual foram moldados, o verdadeiro, o eterno. Nós não dar a eles, e assim eles não sabem disso. Eles não sabem o grande propósito da vida do homem, Theosis. Então, não encontrar a paz em qualquer outra coisa, recurso que, em desespero com as formas que mencionamos.
Hoje, fora do amor altruísta, muitos pastores da nossa Igreja Santo; bispos, padres, pais espirituais e irmãos leigos, se dedicam diariamente à orientação para a nossa juventude para o objectivo de Theosis. Somos gratos a eles por seu sacrifício e oferta: por este Deus-agradáveis de trabalho deles, com o qual, pela graça de Deus, psiques por quem Cristo morreu são salvos e santificados.
Humildemente, o Monte Santo ajuda e ajuda nesta grande aflição da Igreja. O Jardim da nossa Panaghia, sendo um lugar especial de santidade e de silêncio dedicado a Deus, saboreia a bênção de Theosis, vive a comunhão com Deus, e tem experiência intensa e vívida de sua graça e sua luz, de modo que muitos de nossos semelhantes, a maioria deles jovens, beneficiar e são reforçadas e renascer em Cristo, uma peregrinação ao Monte Athos, ou por manter conexões mais específicas com ele. Desta forma, as pessoas gostam de Deus em sua vida, e começar a entender o que é a ortodoxia, o que a vida cristã é, que a luta é espiritual, e que alegria e de grande significado estas coisas dão à sua existência. Isso quer dizer, que gosto de alguma coisa este grande dom de Deus para o homem, Theosis.
Vamos todos nós, não pastores da Igreja, teólogos, os catequistas; esquecer orientação para Theosis, através da qual os jovens, mas também todos nós, os humildes, com a Graça de Deus e da nossa luta diária, a luta de arrependimento e observância dos seus mandamentos sagrados, adquirem a possibilidade de desfrutar essa bênção de Deus, essa união com Ele, para apreciá-la muito forte nesta vida, mas também para ganhar a felicidade eterna e bem-aventurança.
Vamos continuamente graças ao Senhor pelo dom sagrado da Theosis, que é um dom do Seu amor. Vamos retribuir Seu amor com nosso amor próprio. O Senhor quer e deseja-nos a ser deificado. Afinal, para este fim Ele se fez homem e morreu na cruz para que Ele brilha como o Suns em meio a Sun, entre Deus e os deuses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Todo o conteúdo destes Blog é livre para uso, até porque o Espírito Santo não cobra 'Direitos Autorais' ”