Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Meio Ambiente I


Água

A Assem­bléia Geral das Nações Unidas adotou a res­olução A/RES/47/193, de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria declarado o "Dia Mundial das Águas" (DMA).
A comem­o­ração do Dia Mundial da Água traz um alerta: prevê-se que, em 2050, 2 bil­hões de pes­soas sofr­erão com a escassez de re­cursos hí­dricos. Dados da ONU mostram que apenas 3% de toda a água ter­restre é própria para con­sumo.
A água é o ele­mento que deu origem e sus­tenta a vida no planeta Terra. Sem a água, nen­huma espécie veg­etal ou an­imal, in­cluindo o homem, so­bre­viveria. Cerca de 70% de nossa al­i­men­tação e de nosso próprio corpo são con­sti­tuídos por água. Mais da metade de todas as espé­cies de an­i­mais e plantas do mundo é aquática.
Os oceanos, os mares, as geleiras, as neves, os lagos e os rios co­brem aprox­i­mada­mente dois terços da su­per­fície da Terra. Os ci­en­tistas cal­culam o seu volume total em 1,42 bil­hões de km, cuja maior parte (95,1%) está com­posta pelas águas sal­gadas dos mares e oceanos.
Os 4,9% restantes con­stituem-se de água doce, dis­tribuída entre as geleiras po­lares, que ocupam 97% desse pre­cioso volume; e a água na forma líquida, disponível para o nosso uso, cujo volume é es­ti­mado em pouco mais de 2 mil­hões de km. Assim, 99,9% das águas de nosso planeta são águas sal­gadas ou per­ma­nen­te­mente con­ge­ladas.

Fonte: TV Florestal



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Todo o conteúdo destes Blog é livre para uso, até porque o Espírito Santo não cobra 'Direitos Autorais' ”