Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pequena historia dos paramentos litúrgicos

Os paramentos litúrgicos
A origem
Os trajes oficiais do culto cristão, ao contrário do que muitos pensam, têm uma origem orgânica e simples.
As perseguições ao cristianismo dos primeiros tempos fizeram com que a Igreja nascente fosse marcada pelos magníficos testemunhos de fé dos mártires, ao lado de uma elementar prudência. Desse modo, as catacumbas passaram a ser os recônditos mais seguros para os cristãos e as cerimônias e os dogmas da fé eram ocultados aos pagãos. Evidentemente, no vestuário a vigilância não era menor: sob esse aspecto, os eclesiásticos em nada se distinguiam dos leigos, pois assim se evitava que os agentes governamentais descobrissem quem eram os ministros de Deus.

Existiam duas modas básicas entre os romanos de então. Para os homens, havia a túnica, que podia ser com ou sem mangas e a toga, um tipo de capa que passava sob o braço direito e cobria o ombro esquerdo.

Para as mulheres, as roupas eram semelhantes às masculinas, mas o manto e a túnica — que nesse caso recebia o nome de estola — eram de tecidos superiores e possuíam muitos enfeites. A princípio somente as mulheres usavam a estola, mas com o tempo veio a ser comum também aos homens.

É muito provável que as vestes usadas durantes as funções sacras pouco ou nada diferiam das que eram usadas na vida particular, acima descritas.


No século VI, os romanos adotaram para si o trajar dos invasores bárbaros, sob os quais estavam sujeitos, passando a usar a veste curta (sagum), ao passo que a Igreja permaneceu fiel aos antigos usos. Assim, tanto a batina quanto os paramentos não foram uma inovação eclesiástica, mas uma conservação dos trajes dos antepassados.

Com essas breves noções de suas origens, torna-se mais fácil compreender o significado das vestes litúrgicas.


 Fonte: Arautos do Evangelho



Um comentário:

  1. Conheça nossa loja virtual de arquivos para máquina de bordar, temos um acervo com mais de 1000 arquivos para liturgia católica, santos, cruz, ramos, marianos, conjunto de arquivos para alfaias e muito mais, click e confira cadastramos semanalmente novidades: www.clickborde.com.br em Religiosos Católicos.
    Também desenvolvemos arquivos de acordo com sua necessidade.
    Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/ClickBordeLojaVirtual

    Boas compras
    Maira

    ResponderExcluir

“Todo o conteúdo destes Blog é livre para uso, até porque o Espírito Santo não cobra 'Direitos Autorais' ”