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sábado, 19 de fevereiro de 2011

A contemplação no ensino de São Tomás

A contemplação no ensino de São Tomás

Introdução

"Assim como é mais o iluminar do que somente luzir, assim, é mais transmitir aos outros o fruto da contemplação do que somente contemplar" (São Tomás de Aquino, Suma Teológica, IIa IIae, q. 188, a. 6). Na história da espiritualidade cristã, muitas vezes se discutiu a relação entre o agir e o contemplar, bem como se o ensino é um ato da vida ativa ou contemplativa. No século XIII essa temática tornou-se ainda mais relevante, com o nascimento das ordens mendicantes de São Francisco e São Domingos, que ao unirem a contemplação e a ação no exercício do magistério, deram um novo impulso às recém fundadas universidades europeias, especialmente a "Universitas Parisiensis". 2

A excelência e o brilho de mestres, como Santo Alberto Magno, São Tomás de Aquino e São Boaventura, logo despertaram a admiração de uma multidão de alunos, bem como a inveja de alguns mestres seculares, que defendiam
que o ensino era reservado aos homens de vida ativa, e não propriamente àqueles que haviam optado por uma vida de contemplação.

Porém, não é nosso intento no curto espaço deste trabalho, oferecer uma retrospectiva histórica sobre essa temática, nem mesmo apresentar aqui as diversas consequências práticas dessa questão. O nosso objetivo específico consiste em analisar o conceito de contemplação nos escritos de São Tomás, limitando-nos a ressaltar a importância da vida contemplativa no exercício de seu magistério universitário.

Contudo, mesmo estabelecendo tais limites, falar desse mestre medieval não é tarefa fácil. Os quase oito séculos que separam sua existência da nossa não foram suficientes para dar descanso à pena dos maiores estudiosos e escritores. Tal era a grandeza de sua personalidade e ensinamento, que um de seus contemporâneos chegou a afirmar que: "Ele podia restaurar sozinho toda a filosofia, se ela se tivesse perdido num incêndio". 3

Quanto aos motivos que nos levaram a escolher o Aquinate como guia ao tratarmos sobre contemplação, o mais importante deles está relacionado com o desejo de compreender como São Tomás soube tão bem aliar uma vida contemplativa a uma frutuosa vida de ação.

Convém ressaltar que, segundo Alarcón (1998, p. 15), São Tomás foi autor de 144 obras em 22 anos. Algumas delas são muito extensas, como a Suma Teológica e o Comentário às Sentenças de Pedro Lombardo, que juntas perfazem a assustadora cifra de 3.070.959 palavras. E, de acordo com o cálculo de Legendre (1962), somente a Suma Teológica compreende 3.313 artigos, cuja leitura completa, à razão de um por dia, ocuparia mais de oito anos. Torrel (2004, p. 280) indica que "se as probabilidades históricas - e por vezes, as certezas não fossem tão fortes, essa lista provocaria não apenas espanto, mas também incredulidade".

Avaliando também em cifras o período de outubro de 1268 ao final de abril de 1272, ou seja, cerca de 1.260 dias, Tomás escreveu em média 2.403 palavras por dia. Em folhas de nosso papel atual (formato A4), com aproximadamente 350 palavras, o Angélico teria escrito mensalmente 205,97 páginas. O total de suas obras perfaz a soma de mais 8.686.606 palavras.

Deve-se levar em conta que escrever era apenas uma das atividades de São Tomás. Antes mesmo da aurora ele celebrava a Santa Missa e assistia a uma segunda. Em seguida, desenvolvia brilhantemente sua missão de professor universitário e cumpria fielmente todos os seus deveres de religioso. A isto, ainda se pode acrescentar que

Tomás fue un itinerante que recorrió a pie unos 15.000 Km. por los tortuosos senderos de la Europa medieval, y supo lo que eran los asaltos, las tormentas, la sed y el hambre de un caminante que, mientras iba de camino, tenía que mendigar el pan. No es habitual la imagen de Tomás fraile predicador itinerante, pero es muy exacta (Lobato, 1994a, 19).

Outro motivo que nos levou a examinar a relação entre a vida contemplativa e o "método" de ensino do Angélico foi que depois de numerosos e insistentes pedidos feitos por cardeais, bispos, professores universitários e outras eminentes personagens do mundo da ciência, no dia 4 de agosto de 1880, o Papa Leão XIII o proclamou patrono das universidades, academias, colégios e escolas católicas.

Assim sendo, procuraremos analisar a importância da vida contemplativa na obra e no magistério de São Tomás, pois, de acordo com Velasco (2003, p. 91), era na contemplação que estava radicado: "o eixo e o centro, o princípio e o fim e a própria substância da vida e da teologia de Santo Tomás. Contemplação sob forma de investigação do conhecimento e do gosto da verdade".

1. Gênese do conceito de contemplação

A palavra contemplação tem sua origem etimológica na raiz latina templum (do grego temnein: para cortar ou dividir). É formada de cum, com, e templum, templo. Significa também examinar e considerar profunda e atentamente uma coisa, já espiritual, já visível e material; olhar com determinação ou complacência a uma pessoa.

Na filosofia grega a palavra contemplação era denominada teoria, por oposição a práxis, ou ação. Por isso, os gregos designavam a vida contemplativa como vida teórica, por oposição à vida ativa, ou vida prática. Alguns autores afirmam que a etimologia da palavra "teoria" deriva de um verbo grego que significa ver; deste verbo é que se origina também o nome Deus, que em grego se diz Teos, ou "Aquele que vê". Com o tempo, essa nomenclatura veio também a ser utilizada na língua latina, resultando dizer que a vida teórica seria a vida contemplativa e a práxis, a vida ativa.

Porém, contemplar no sentido teológico, e é deste que trataremos, é segundo São Tomás (S. The. II-II, qq. 179-182) "a aplicação voluntária do entendimento aos dogmas sobre a divindade com o desejo vivo de gozar das grandes verdades nelas contidas" ou de acordo com Tanquerey (1955, p. 44) "uma intuição ou vista simples e afetuosa de Deus ou das coisas divinas". Pode ser chamada também de contemplação adquirida quando "é fruto da nossa atividade auxiliada pela graça; infusa, quando, ultrapassando essa atividade, é operada por Deus com o nosso consentimento".

Quanto ao uso da palavra "contemplação" nas Sagradas Escrituras, ele propriamente não acontece. No entanto, "se a expressão não existe, a realidade é claramente descrita", especialmente no Capítulo X do Evangelho de São Lucas:

Indo eles de viagem, entrou Jesus em uma povoação; e uma mulher, de nome Marta, recebeu-O em sua casa. Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. Marta, pelo contrário, andava atarefada com muito serviço. Deteve-se, então, e disse: "Senhor, não te importas que minha irmã me tenha deixado só a servir? Dizlhe, pois, que me ajude". Mas o Senhor respondeu-lhe: "Marta, Marta, inquietas- te e te confundes com muitas coisas; mas uma só coisa é necessária, e Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada" (Lc 10, 38- 42).

Entretanto, cumpre recordar que as primeiras referências sobre a importância da contemplação são anteriores ao cristianismo. Sabe-se que Platão tratou desse tema, bem como Aristóteles e Plotino. Mas, sobretudo no século V com o início do monaquismo cristão, é que a primazia da contemplação sobre a ação foi mais defendida, e teve como um dos seus principais expoentes um monge chamado João de Cassiano, o qual publicou uma série de 24 conferências, que são um relato das conversas tidas entre ele e os monges que habitavam o deserto do Egito a respeito de diversos temas da vida espiritual.

Essas conferências foram elogiadas por São Bento 4 em sua regra. São Domingos, o fundador da Ordem dos Pregadores, à qual pertencia São Tomás, dedicou-se com especial empenho ao estudo desses textos. 5 Tocco (2007) nos recorda que o próprio Aquinate, à imitação de seu fundador, lia com frequência algumas páginas das 24 Conferências. 6

2. O agir e o contemplar no ensinamento de São Tomás

Diversos são os trechos da obra de São Tomás em que ele versa sobre a contemplação, como o IV artigo do opúsculo De Magistro (questões Discutidas sobre a Verdade, XI) que tem por título: "Se ensinar é ato da vida contemplativa ou ativa". O Angélico também abordou esse tema em seus Comentários ao III Livro das Sentenças de Pedro Lombardo (Distinção XXV, q.I, a.2) quando analisava se a vida contemplativa consistia somente num ato do entendimento. Entretanto, foram nas questões 179 a 182 da II-II, da Suma Teológica, que ele tratou mais largamente desta temática.

Convém recordar que, de acordo com Camello (2000, p. 18), quando São Tomás escrevia sobre a natureza ativa ou contemplativa do ensino, tinha bem presente a polêmica suscitada pelos mestres seculares da Universidade de Paris, que discutiam sobre a verdadeira natureza do ensino, e se o magistério convinha somente aos homens de vida ativa ou também àqueles de vida contemplativa ia se desenvolvendo um surdo conflito entre professores do clero secular e os mestres que provinham das ordens religiosas. O que se há de preferir: a vida ativa ou a vida contemplativa? A quem está reservada uma e outra? Ensinar é missão de ativos ou de contemplativos? Não parece inadequado que se pense nos desdobramentos teóricos do conflito político-universitário, como fazendo pano de fundo para o texto de São Tomás.

No Doutor Angélico, o ensino e a pregação, a transmissão daquilo que se contemplou passará a fazer parte da vida contemplativa. O ideal da vida cristã será uma vida na qual o contemplativo, movido pelo dinamismo suscitado pela própria contemplação, é capaz de deixar "a Deus por Deus", ou seja, para servi-Lo nos irmãos. A vida ativa, na concepção tomista, é ordenada para o bem do próximo, sendo mais perfeitamente levada à luz da contemplação quando se procura a verdade suprema que é Deus.

Forment (2005) afirma que a supremacia da contemplação apresenta-se como fundamental no pensamento de São Tomás. Seu ideal de perfeição se baseia na primazia da contemplação sobre a ação, embora reconhecendo que esta última é necessária, porque o homem não é só espírito e deve adquirir sua perfeição como homem.

Sem embargo, a ação não se revela como oposta à contemplação, senão que é um instrumento seu, sua preparação, ou até mesmo um de seus efeitos. Por isso, São Tomás declara que quando as necessidades nos levam por um momento a deixar a contemplação, não quer dizer que devemos abandoná-la por completo:

Às vezes, premidos pelas necessidades, temos de deixar a contemplação para nos darmos às obras da vida ativa; mas não de modo que devamos abandonar completamente a contemplação. Por isso diz Agostinho: O amor da verdade deseja um santo repouso. Mas, a caridade, se for preciso, faz-nos aceitar um justo trabalho, isto é, o da vida ativa. Se ninguém, contudo, nos impuser essa carga entreguemo-nos ao estudo e à contemplação da verdade. Mas, sendo-nos ela imposta, a caridade mesmo nos impõe a necessidade de aceitá-la. Nem por isso, contudo, devemos abandonar de todo a doce contemplação da verdade, não seja que, privados dessa suavidade, sintamos a opressão da necessidade. Por onde é claro que quem é chamado da vida contemplativa para a ativa, não sofre uma subtração, mas deve fazer antes uma adição (II-II, q.182, a.1).

Com base nesta compreensão da contemplação, se entende a defesa que o Angélico faz do ideal de vida inaugurado por São Domingos e continuado pelos frades dominicanos. Assim, São Tomás citado por Velasco (2003, p. 95) falando desse centro da vida espiritual que é o amor, escreverá que:

No amor devem-se levar em conta estes três graus. É a Deus a quem devemos amar por si mesmo. Mas há muitos que com gosto e sem grande pesar se afastam da contemplação de Deus, para seguir atrás dos negócios terrenos. Nestes só se torna presente um pequeno amor. Outros, em compensação, sentem na contemplação de Deus uma alegria tal que não podem abandonar nem para ocupar-se do serviço de Deus para a salvação do próximo. Finalmente, há outros que conseguem um grau tão alto de amor que, embora sintam sua alegria maior na contemplação de Deus, deixam-na para servir a Deus no cuidado pela salvação do próximo. Esta foi a perfeição de Paulo. Esta é a perfeição própria dos prelados e pregadores.

Tomás "viveu a vida de um mestre e com toda a entrega que era capaz" (PIEPER, 2005). Na Suma Contra os Gentios se encontra uma discreta indicação do que ele considerava como a principal tarefa de sua vida, fazendo suas as palavras de Santo Hilário: "Sou consciente de que o principal dever de minha vida para com Deus é esforçar-me para que minhas palavras e todos meus sentidos falem dele" (2007, p. 40). Aquela perfeita união que havia em São Tomás entre a vida de oração e a vida do estudo era "o segredo de sua santidade":

Eis aqui o segredo do singular esplendor de seu magistério. O magistério - nos ensina ele mesmo - é uma obra da vida ativa e é preciso confessar bem alto que às vezes não se encontram nele mais que as cargas e os estorvos próprios da ação, se oculta também ali um perigo para a vida do espírito, na pesada revolta dos conceitos que constitui o labor pedagógico e que está sempre exposta, se não se a vigia constantemente, a fazer-se material e mecânica. "São Tomás foi um professor completo, porque foi mais que um simples professor, já que nele o discurso descendia por inteiro dos simplíssimos cumes da contemplação" (MARITAIN, 1942, p. 98-99).

São João da Cruz diz algo semelhante quando trata daqueles que têm a função de ensinar. Este autor afirma que a grande força de quem é mestre não está propriamente nas palavras, mas sim na vida interior, porque o ensinar é um exercício mais espiritual do que propriamente vocal, já que embora seja exercido por meio da palavra, não teria verdadeira força nem eficácia se não viesse da vida interior. São João da Cruz (1984) conclui dizendo:

Por mais alta que seja a doutrina, de si não causa ordinariamente mais proveito do que o que tiver de espírito. Por isso que se diz: "Tal mestre, tal discípulo". E é por isso que vemos geralmente, pelo menos tanto quanto podemos julgar neste mundo, que quanto melhor é a vida (dos que ensinam), tanto maior é o fruto que tiram; (quanto aos demais), embora tenham dito maravilhas, logo são esquecidos (Subida do Monte Carmelo; L. III, C. 45).

Desta forma é que se entende melhor toda a eficácia do ensino de São Tomás, pois de acordo com Grabmann (apud AMEAL, 1947, p. 130) "a figura científica de São Tomás não se pode separar da grandeza ético-religiosa de sua alma; em Tomás, não se pode compreender o investigador da verdade sem o Santo". Para o Angélico, embora a contemplação de Deus nesta vida seja imperfeita se comparada com a celeste, contudo, é mais agradável que qualquer outra contemplação por causa da excelência do objeto contemplado, e citando Aristóteles, diz que:

As nossas teorias são fracas relativamente a essas nobres e divinas substâncias: mas, embora o que delas conhecemos seja pouco, contudo, a elevação mesma desse conhecimento nos causa um prazer maior que tudo o mais
que ele possa abranger. E o mesmo ensina Gregório: "A vida contemplativa é muito amável e cheia de doçura, eleva a alma acima de si mesma, abrenos os tesouros celestes e torna patente o mundo espiritual aos olhos da alma" (II-II, q.180, a.7).

São Tomás faz suas as palavras de Santo Agostinho, quando este explica o trecho do Evangelho de Lucas que narra a visita de Jesus à casa de Marta e Maria:

‘No princípio era o Verbo' a quem Maria ouvia. ‘O Verbo se fez carne' a quem Marta servia. [...] Escolham para si a melhor parte, isto é, da vida contemplativa; exerçam a palavra, abeberem-se da doce doutrina, cultivem a ciência da salvação... (Marta), tu não escolheste algo de mal, entretanto, (Maria) escolheu a melhor".

E citando São Gregório, conclui: "Passada esta vida, com ela desaparece a vida ativa; ao contrário, começada nesta vida, a vida contemplativa se consuma na pátria celeste" (II-II, q.181, a.4).

Dado o que acima foi dito, pode-se concluir que São Tomás foi eminentemente contemplativo e que sua obra contém numerosos ensinamentos sobre a prática da oração e da contemplação. Por isso, seu ideal de vida bem poderia ser formulado num lema que resume o exercício e a compreensão da contemplação: Contemplata aliis tradere 7, transmitir aos outros as realidades que se contemplam.

3. Conclusão

Ao analisarmos as imensas obras levadas a cabo por São Tomás de Aquino, São Boaventura, Santo Alberto Magno e outros grandes santos, concluímos que esses homens, apesar de suas atividades quase incessantes, mantiveram- se na mais constante união com Deus, pois foi pela contemplação das coisas divinas que eles hauriram sua amplíssima capacidade de ação.

Para São Tomás, aqueles que são chamados às obras da vida ativa, erram se julgam que este dever os dispensa da vida contemplativa. Tal dever é um acréscimo desta vida e não lhe diminui a intensidade. Desta forma, "as duas vidas, longe de se excluírem, reclamam-se, supõem-se, misturam-se, completam-se mutuamente; e, se por alguma circunstância, tivermos que preferir uma à outra, é sem dúvida a vida contemplativa que se deve escolher, pois é a mais perfeita e a mais necessária" (CHAUTARD, 1962, p. 54).

Em geral, o homem moderno tem uma errônea concepção do que seja propriamente a vida contemplativa, e desconhece a importância da contemplação como elemento propulsor da ação, pois os verdadeiros místicos ou contemplativos são homens de senso prático e de ação, não (só) de raciocínio e teoria. Têm o espírito da organização, o dom do comando, e revelam-se muito bem dotados para os negócios. As obras que fundam, oferecem condições de vida e duração; em conceber e dirigir as suas empresas dão prova de prudência e arrojo, e dessa justa apreciação das possibilidades que caracteriza o bom senso. E, de feito, o bom senso parece ser a sua qualidade principal: um bom senso que não é perturbado por exaltação alguma doentia ou imaginação desordenada, e a que anda junto o mais raro poder de penetração" (MONTMORAND apud TANQUEREY, 1955, p. 62).

Chautard (1962) nos adverte que: "a ação, para ser fecunda, carece da contemplação; quando esta atinge certo grau de intensidade, difunde sobre a primeira algum tanto do seu excedente e, por meio dela, a alma vai haurir diretamente no coração de Deus as graças que a ação se encarrega de distribuir".

O mesmo autor também afirma que na alma dos santos, a ação e a contemplação se unem formando uma perfeita harmonia. Por esta razão se pode afirmar que São Tomás foi ao mesmo tempo um contemplativo, bem como um dos homens mais ativos de seu século. A vida contemplativa vivifica as ocupações exteriores; só ela é capaz de comunicar simultaneamente o caráter sobrenatural e a real utilidade das coisas. A união das duas vidas, contemplativa e ativa, constitui o verdadeiro apostolado.

O apostolado supõe almas capazes de estuar de entusiasmo por uma idéia, de se consagrar ao triunfo de um princípio. Sobrenaturalize-se a realização desse ideal pelo espírito interior [...], e logo teremos a vida mais perfeita em si mesma, a vida por excelência, visto como os teólogos a preferem à simples contemplação: Praefertur simplici contemplationi" (CHAUTARD, p. 56).

É desta ação brotada na contemplação que fez com que São Tomás de Aquino e outros grandes santos fossem ao mesmo tempo ardentes contemplativos e apóstolos valorosos. Podemos até dar tréguas a nossos trabalhos exteriores; mas, pelo contrário, nunca devemos diminuir nossa aplicação às coisas espirituais.

Pois de acordo com Chautard (1962, p. 57):

Bom é contemplar a verdade; porém, melhor ainda é comunicá-la aos outros. Refletir a luz é algo mais que recebê-la. Iluminar vale mais que luzir debaixo do alqueire. Pela contemplação, a alma alimenta-se; pelo apostolado, dá-se (Sicut majus est illuminare quam lucere solum, ita majus est contemplata aliis tradere, quam solum contemplare).






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